Terça, 26 de Janeiro de 2021 08:14
32 999532355
Saúde Covid-19

São João del-Rei: Após liberar festas, prefeito responsabiliza população por promover eventos e aumento da Covid-19

Mesmo com a ocupação dos leitos de UTI na cidade chegando a 40%, o prefeito ignora a demanda e diz que os equipamento são suficientes.

25/11/2020 14h56 Atualizada há 2 meses
3.592
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet
Foto: Internet

O prefeito reeleito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), em entrevista a rádio local, comentou sobre o aumento expressivo de casos para a Covid-19. Para ele, o aumento se explica pelo relaxamento da população com relação aos protocolos sanitários de prevenção do novo coronavírus. O prefeito ainda responsabilizou os são-joanenses por estarem promovendo grandes festas com até 500 pessoas, conforme liberação da própria prefeitura, no início do mês.

No último dia 06, a prefeitura, através de um decreto, autorizou a realização de eventos com até 500 pessoas. A decisão, segundo o Executivo Municipal, segue a deliberação do programa Minas Consciente, que havia sido publicada no dia 29 de outubro, e que permitiu a mudança, coincidentemente em época de campanha eleitoral.

O gestor não falou sobre testagem em massa, devido o aumento do número de casos. Apenas reforçou que os moradores devem usar máscara, álcool em gel e evitar sair de casa. Durante a entrevista, em momento algum, Nivaldo citou propostas para resolver o problema. 

O prefeito continua reafirmando que SJDR vai seguir as decisões do Programa Minas Consciente, do Estado de Minas Gerais, e que a regressão para a Onda Amarelo é uma possibilidade. Nivaldo ressaltou que, até o momento, nada foi confirmado e que ele aguarda o posicionamento do Comitê Extraordinário sobre o retorno à fase mediana do isolamento.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, ontem (24), 15 pessoas estavam nas unidades de saúde do município e 14 em leitos de UTI, onde seis utilizavam respiradores.

O número de leitos de terapia intensiva para tratamento da doença é 36 e a taxa de ocupação já está em 38,8%. Quando questionado se haveria um aumento dos leitos, tendo em vista o aumento expressivo de casos, Nivaldo respondeu que os equipamentos disponíveis atualmente são suficientes, ignorando a possível alta na demanda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h08 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

19° Sensação
2 km/h Vento
84% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias