São João del-Rei apresenta a maior média móvel de novos casos, desde o início da pandemia. Com média móvel atual de 17,6 casos/dia, isso representa um aumento de 935%, em relação a 14 dias atrás, e o contágio no município segue em aceleração. Os dados foram divulgados hoje (26), pelo NEPE/UFSJ, Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia.
Das cidades do Campo das Vertentes, apenas 8 apresentam Redução: Lagoa Dourada, Ibituruna, Perdões, Nepomuceno, Ingaí, Luminárias, Antônio Carlos e Senhora dos Remédios.
Bairros de SJDR
Em São João del-Rei, todos os bairros apresentaram aumentos exorbitantes nos casos. Bairros como Matozinhos, Tejuco, Centro, Colônia e Fábricas, apresentaram aumento significativo nos últimos 14 dias. No Matosinhos, por exemplo, os casos foram de 1 para 33 casos, neste período. Dos dias 19/11 a 25/11 a cidade registrou 123 novos casos. No total, a cidade registrou até o último dia (25), 1.034 casos da doença.
Microrregião de Lavras
Atualmente, Lavras apresenta ACELERAÇÃO no contágio, pela 2ª semana seguida. Dos municípios que compõem a microrregião de Lavras, apenas a cidade apresentou Elevação. Algumas cidades apresentaram Redução no contágio e o restante das cidades está estável ou zerou o número de casos.
Microrregião de Barbacena
Barbacena, que na semana passada registrou Aceleração, neste novo boletim, registra Estabilidade. Na microrregião de Barbacena, apenas Alto do Rio Doce e Carandaí apresentaram Aceleração. Algumas cidades apresentaram Redução no contágio e o restante das cidades está estável ou zerou o número de casos.
Minas Consciente
A macrorregião de Saúde Sul vai regredir para uma fase mais restritiva do Minas Consciente, plano elaborado pelo Governo do Estado para garantir a retomada gradual e segura da economia nos municípios mineiros.
O anúncio foi feito durante deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (25/11), que constatou o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.
Com a mudança, a macrorregião Sul passa da onda verde para amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza. A justificativa para o retrocesso foi a piora nos índices relacionados à doença, como aumento de casos na localidade.
Monitoramento
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, o Governo de Minas monitora 24 horas o comportamento da pandemia em todas as regiões, cabendo ao Comitê deliberar o avanço ou regressão das macrorregiões que compõem o estado.
“A vigilância em relação aos diferentes cenários em Minas é permanente. Novas alterações podem ser anunciadas a qualquer momento”, afirmou.
O secretário aproveitou para enfatizar sobre a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção à doença. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, alertou.
Mín. 16° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 30°
Sol