Quarta, 20 de Janeiro de 2021 23:10
32 999532355
Brasil Brasil

Ministério da Agricultura afirma que sementes misteriosas vindas da China possuem praga inexistente no Brasil

Análise feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento encontrou pelo menos duas espécies de pragas daninhas que podem afetar diretamente nas plantações do país

27/11/2020 16h50
314
Por: Thais Marques
Sementes foram periciadas pelo Ministério da Agricultura. Foto: Divulgação
Sementes foram periciadas pelo Ministério da Agricultura. Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nesta quinta-feira (26), um novo relatório com detalhes sobre a análise de sementes misteriosas enviadas ao Brasil junto a encomendas vindas da China. Algumas das espécies de semente chegaram por correio às casas de consumidores de quase todos os estados brasileiros e continham uma série de plantas daninhas não existentes no Brasil. De acordo com os dados da pasta, pelo menos 47% das amostras analisadas até o momento representam “risco fitossanitário” à agricultura.

 

Entre as plantas daninhas encontradas estão a Myosoton aquaticum, não existente no país que afeta campos de trigo na China e tem com alto “risco de estabelecimento” no território e a “Descurainia sophia”, planta daninha dos EUA, Canadá, México, Japão, Coréia, Chile e Austrália. 

 

Além delas, amostras com fungos também foram encontradas. Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do país, Carlos Goulart, mesmo em pequenas quantidades as sementes podem colocar a agricultura em risco. 

 

O ministério voltou a reforçar a orientação de que os brasileiros não abram as encomendas de sementes não solicitadas pelos correios e que entreguem o material para análise de unidades estaduais do órgão. As sementes não devem ser jogadas no lixo, já que o contato delas com solo pode causar risco ao meio ambiente.

 

Com informações da Rádio Jovem Pan.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 23h00 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

20° Sensação
2 km/h Vento
68% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias