Um comunicado afixado, nesta segunda-feira (14), na entrada da Comarca de Barroso, mostra que tendo em vista a publicação portaria conjunta 1.102/PR2020, volta a classificar o município de Barroso como “grau de risco vermelho”, ou seja, retorna a Onda Vermelha imposta dentro do Programa Minas Consciente, do Governo do Estado de Minas Gerais.
“Ficam suspensos, até segunda ordem, os prazos processuais, as audiências em casos não urgentes e as sessões de julgamento no âmbito da Comarca de Barroso, inclusive o serviço de alternação e nomeação de advogados dativos, ressalvados os referentes a medidas urgentes”, diz um trecho do anúncio. A maioria dos trabalhos no fórum voltaram a ser realizados de forma remota, ou seja, home office.
Procurada pela reportagem do Barroso EM DIA, a Prefeitura Municipal de Barroso, através do seu chefe de executivo, Reinaldo Fonseca (PSDB), disse que estava esperando uma posição do comitê estadual. Até o momento, o executivo não se manifestou publicamente sobre a mudança de onda. As novas orientações do programa Minas Consciente é para que a cidade de Barroso e região regridam para a Onda Vermelha.
“Aumento de casos em Prados, Dores, São João, Barbacena, tudo tem influência no nosso combate aqui em Barroso. Os leitos de UTI estão com 95% de ocupação. Ponto, as pessoas precisam entender isso: não está tendo mais vagas em UTI, é isso”, diz um médico que atende no Hospital Macedo Couto e também em cidades da região. Ele preferiu não se identificar. Em Dores, Prados, São João e Barbacena, novos decretos estão entrando em vigor nesta terça-feira.
A decisão vem no exato momento em que a ocupação dos leitos hospitalares da região estão acima de 95%. De acordo com as Secretarias de Saúde de Barbacena e São João del Rei, a situação é a mais critica desde o início da pandemia em março deste ano.
MORTES
Barbacena e São João del Rei somam 48 óbitos no total. Nesta segunda a cidade de Dores de Campos registrou sua quarta morte por Covid. Santa Cruz de Minas também tem quatro mortes no total. Barroso e Prados têm dois óbitos cada e Tiradentes teve uma morte.
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 26°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 16° Máx. 27°
Sol com algumas nuvens