Malandro é Malandro e Mané é Mané
Como já dizia o saudoso Bezerra da Silva, na música que o consagrou, Malandro é Malandro e Mané é Mané, o vereador Gilberto Lixeiro, após a polícia e o Ministério Público baterem em sua casa ontem (16), disse aos mais próximos que "pulou o muro de casa, 'ralou' o braço, correu para a Serra do Lenheiro, descartou o chip de uso do celular e entregou outro aparelho 'velho' para os policiais na Câmara". O próprio fez piadas com isso aos seus pares e amigos da Câmara de Vereadores de São João del-Rei, na manhã de ontem, debochando da polícia e do MPMG. O vereador, que é Malandro, e pensa ser intocável, dessa vez pode ter sido Mané em abrir a boca demais e não perceber que isso pode ser interpretado como obstrução de justiça.
Amigos do Rei
Já usufruindo da regra do "toma lá dá cá", a Prefeitura Municipal nomeou a Sra. Geisla Naiane Silva Amorim, enteada do vereador Gilberto Lixeiro, para o cargo de Assessor Especial da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras à partir do dia 10 de dezembro de 2020. A informação foi veiculada no Diário Oficial do Município no dia 30 de novembro. A enteada também mora com o vereador e a esposa. Amigos próximos também comentam que a outra filha do casal já está certa para o gabinete de um novo vereador.
Nepotismo e enriquecimento ilícito
A família Morethson, que advoga para o atual prefeito, Nivaldo de Andrade, amigos vereadores e diversos "políticos" da região das vertentes está sendo acusada de nepotismo e enriquecimento ilícito na Prefeitura Municipal de São João del-Rei, onde quase toda a família já esteve empregada. A denúncia e investigação de Ação Civil de Improbidade Administrativa é do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de São João del-Rei.
O Mais Vertentes já havia denunciado cargos incompatíveis da Secretária em 2019, e segundo o MPMG, ainda há nepotismo e improbidade da mesma. Segundo a ação, "verificou-se que a prática de nepotismo envolvendo a família Morethson, mais especificamente parentescos com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, senhora Elvira Morethson Vale, ora segunda requerida, teria maiores contornos, pois atualmente seu filho (parente em linha reta em primeiro grau), Alan Morethson Chaves, ocupa o cargo comissionado de Diretor Executivo do Instituto Municipal de Previdência - IMP, e a esposa de seu irmão (parente colateral por afinidade em segundo grau), Sunamita Soza Morethson, o cargo de Advogado do CREAS, em caráter temporário, sem prévio processo seletivo, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Promoção Humana".
Vejam os períodos e cargos ocupados pela família junto aos quadros da Administração Municipal. Caso sejam considerados culpados, o MPMG pede a exoneração imediata dos ocupantes além do "ressarcimento ao erário - serviços devidamente prestados - ressarcimento que importaria em enriquecimento ilícito da Administração Pública".
Imagens: Processo do MPMG
O processo ainda continua em investigação e cabe recursos.
A redação até o momento não conseguiu falar com o vereador Gilberto Lixeiro em seu gabinete na Câmara Municipal. Também não conseguimos falar com ex-secretária municipal, Sra. Elvira Morethson Vale.
Mín. 15° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 28°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 16° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.