Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Economia Minas Consciente

São João del-Rei: Donos de academias, bares, restaurantes e salões de beleza se reúnem com o prefeito Nivaldo de Andrade pedindo a reabertura dos estabelecimentos

Nivaldo irá se reunir com outros prefeitos da região para analisar o cenário epidemiológico e assistencial da Macrorregião Centro-Sul e tomar medidas conjuntas sobre o funcionamento do comércio nos municípios

22/12/2020 às 13h46 Atualizada em 22/12/2020 às 14h17
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Reunião da prefeitura municipal de São João del-Rei com empresários contra o fechamento dos estabelecimentos e da Onda Vermelha do Minas Consciente. Foto: Thaís Marques/Mais Vertentes
Reunião da prefeitura municipal de São João del-Rei com empresários contra o fechamento dos estabelecimentos e da Onda Vermelha do Minas Consciente. Foto: Thaís Marques/Mais Vertentes

Na manhã desta terça-feira (22) donos de academias, bares, restaurantes e salões de beleza se reuniram com o prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) na prefeitura municipal de São João del-Rei pedindo que seus estabelecimentos sejam liberados a funcionar com todas as medidas de segurança para a contenção do vírus. O município retrocedeu recentemente para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente, por causa do aumento de casos de Covid-19. Nivaldo diz que vai esperar a reunião que irá acontecer nesta tarde com os prefeitos eleitos e reeleitos da macrorregião Centro-Sul para tomar uma decisão.

Questionado por um dos comerciantes sobre a fiscalização não estar sendo a mesma para todos, Nivaldo respondeu que “vai mandar o pessoal fiscalizar mais”. Sobre as dificuldades que tem enfrentado durante a pandemia, outro comerciante indagou que a prefeitura recebe recursos do estado e, em sua defesa, o prefeito disse que está sendo processado pelo Ministério Público de Minas Gerais por “ter defendido os comerciantes''.

“Eu tô com um processo por causa disso. O Ministério Público me enviou um processo e eu disse que o povo que mexe com o comércio tá tudo precisando de dinheiro. Então por eu defender vocês, eu fiquei com um processo. E eu vou continuar defendendo”, disse o prefeito, causando risos em alguns comerciantes que estavam presentes durante a reunião.

No decorrer da discussão, um comerciante indagou que “aqui não tem diálogo, não adianta. Ele tá só está se defendendo”. Em seguida, ao ser questionado sobre lojistas terem sido autorizados a funcionar, Nivaldo se defende, afirmando que o “Minas Consciente deu abertura para as lojas. 

Nivaldo convidou um número de comerciantes a estarem presentes ao lado dele no Teatro Municipal às 14h00 para a reunião com os prefeitos eleitos e reeleitos, representantes da macrorregião Centro-Sul. “Se os 18 prefeitos assinar pra gente abrir, eu vou abrir”, afirma Nivaldo.

De acordo com um dos comerciantes presentes, eles estão conversando acerca de uma semana sobre a situação difícil que estão enfrentando, afirmando que estão sendo tratados como “bandidos” nas redes sociais e que não podem ser os únicos a serem responsáveis pela proliferação do coronavírus no município.

“Nós estamos chegando no limite, não dá mais. Então sinceramente que Deus te ilumine, pra gente poder conseguir alguma coisa. Nós estamos chegando num ponto que nós vamos fazer sabe o que? Abrir e trabalhar no meio, porque ou é isso ou é fome”, disse um dos comerciantes.

Na mesa junto com o prefeito estava a Secretária de Governo e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, Adriana Rodrigues e o Secretário Municipal de Saúde, José Marcos entre outros funcionários da prefeitura municipal.

 

Prefeito e Secretária de Governo falam sobre a reunião com os representantes da macrorregião Centro-Sul e fiscalização em SJDR

Em entrevista para o Mais Vertentes, o prefeito de São João del-Rei Nivaldo de Andrade (PSL) disse cerca de 20 prefeitos irão participar da reunião que irá apresentar o cenário epidemiológico e assistencial da Macrorregião Centro Sul, que é a favor da abertura, mas segue os protocolos do Minas Consciente. “Nós vamos ver com o Minas Consciente pro pessoal abrir bar e restaurante, porque eles estão tudo com dívidas, com tudo e eu sou a favor de abrir, mas eu sigo o Minas Consciente. Eu acho que vai sair um protocolo hoje de intenção para ver se abre bar e restaurante. Mas vamos aguardar, eu acho que vai dar certo”, afirma Nivaldo.

 

A Secretária de Governo e Chefe de Gabinete, Adriana Rodrigues, disse em entrevista para o Mais Vertentes que o prefeito de São João del-Rei não irá decidir sozinho sobre a abertura total do comércio, pois a situação que o município vive é “idêntica aos outros”

“Essa reunião das 14h00 foi pedida por todos os prefeitos da macrorregião Centro-Sul, porque a situação que nós estamos vivendo hoje é idêntica a dos os outros municípios. O que a gente quer é tentar protocolos mais rígidos para que as pessoas possam trabalhar com segurança. O Nivaldo não vai tomar uma decisão sozinho porque ele sabe que a consequência é grande”, afirma.

Adriana diz que São João del-Rei foi convidada a participar da reunião pela macrorregião, através da representante da Gerência Regional da Saúde de SJDR, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção e da representante da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos.

“O que os comerciantes estão reclamando é que como houve essa mudança no protocolo do Minas Consciente pro comércio varejista, eles também queriam esse direito, mas não fomos nós quem mudamos o protocolo, foi o Minas Consciente para todas as cidades que estão no programa”, explica.

A possibilidade do município se desvincular do programa estadual de retomada consciente da economia é descartada pela Chefe de Gabinete. “E aí a gente vê um problema sério, porque como que SJDR vai sair do programa? Como que a gente vai se sustentar sozinho elaborando decreto? A gente precisa de profissionais e técnicos pra isso e a gente sabe que não tem essa condição. A gente tem essa noção de que a gente não consegue andar sozinho nessa questão da pandemia.”

Sobre o apelo dos comerciantes, Adriana endossa a fala de Nivaldo sobre o município seguir os protocolos do programa e adiciona ser necessário ouvir também o lado dos donos e donas dos estabelecimentos. A gente precisa do Minas Consciente, dos profissionais que eles tem lá, mas também a gente precisa ouvir o outro lado, né? Que é o comércio. Tem uns que trabalham certo, outros que não. Quem quer trabalhar sério tá disposto até a assinar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o Ministério Público se for o caso de fazer certo, se não fechar”, diz a secretária.

Em relação à fiscalização ser ou não suficiente, Adriana diz que o município conta com 6 fiscais na Secretaria de Fazenda e mais 5 na Vigilância Sanitária e que nenhum município do país e do mundo estava pronto para enfrentar a pandemia. “Todas as reuniões que a gente participa, todo mundo fala a mesma língua: não tem fiscal o suficiente, porque ninguém tava preparado. Os fiscais que a gente tem é pro nosso dia-a-dia normal. O que a gente vai tentar fazer é colocar a Guarda Municipal pra dar apoio. Vou tentar, tentar deslocar profissionais de outras áreas para tentar auxiliar os fiscais, montar equipe junto com eles. É o que nós vamos tentar fazer para resolver, porque é uma situação extraordinária, não é uma coisa que a gente tava esperando de acontecer, nem nós e nem ninguém. Não é só SJDR que não tem fiscalização o suficiente ”, afirma.

 

O Mais Vertentes segue acompanhando as decisões da macrorregião Centro-Sul e da prefeitura de São João del-Rei e em breve trará mais informações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias