Sexta, 23 de Abril de 2021 02:38
32 99936-6146
Educação Educação em MG

Volta às aulas: Ano letivo nas escolas estaduais terá início em março de 2021

Resolução que estabelece o calendário escolar foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais nessa terça-feira (22)

24/12/2020 14h28 Atualizada há 4 meses
731
Por: Thais Marques
Governo de Minas determina data do início do ano letivo de 2021 na rede pública. Foto: Pixabay
Governo de Minas determina data do início do ano letivo de 2021 na rede pública. Foto: Pixabay

Em 2021, ano letivo em Minas Gerais começará no dia 04 de março na rede pública estadual, informou o governo do Estado nessa terça (22). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e, além da data de início das aulas, o documento também define os procedimentos de ensino, as diretrizes administrativas e pedagógicas para as escolas estaduais para o próximo ano. A carga horária mínima obrigatória de 200 horas será mantida para diferentes  níveis de ensino.

“De acordo com o calendário escolar, de 1 de fevereiro a 2 de março será o período de férias escolares. No dia 3 de março tem início o ano escolar, ou seja, os profissionais da escola iniciam o trabalho de planejamento, reuniões e formação continuada. O 1º semestre letivo começa no dia 4 de março e o 2º semestre letivo no dia 3 de agosto. O término do ano letivo está previsto para 17 de dezembro”, publicou o Executivo.

No calendário escolar está estipulado que a Avaliação Diagnóstica de Ensino para o período de 15 a 26 de março e a primeira Avaliação Formativa da Aprendizagem será aplicada entre 24 de maio e 03 de junho de 2021.

Datas de atividades extracurriculares serão mantidas no calendário para o próximo ano. O período de 19 de junho a 26 de junho, será dedicado às atividades da "Semana Estadual de Prevenção às Drogas”, de 12 a 18 de agosto será realizada a "Semana Estadual das Juventudes" e a “Semana de Educação para a Vida” será entre os dias 16 e 20 de novembro.

“As reuniões com pais e/ou responsáveis também devem estar previstas no calendário das instituições e devem acontecer bimestralmente. A direção da escola deve buscar estratégias para estimular a participação da comunidade escolar e fomentar o diálogo com as famílias sobre o processo de aprendizagem dos estudantes”, informa.

Escolas rurais, em áreas indígenas ou quilombolas poderão encaminhar propostas para um calendário próprio, “considerando as especificidades das comunidades locais”, segundo o Executivo.

 

Educação na pandemia

As escolas da rede estadual de Minas Gerais foram fechadas em 18 de março e, dois meses depois, no dia 18 de maio, as atividades foram retomadas em modelo remoto.

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, o governo de Minas chegou a anunciar o retorno das atividades presenciais para o dia 19 de outubro, inicialmente apenas para alunos do terceiro ano do ensino médio, mas o TJMG decidiu pela suspensão da medida, atendendo a um pedido Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). 

A Justiça determinou, entre outras regras, a aplicação de um questionário diário sobre sintomas da Covid-19 a estudantes e funcionários, na entrada das escolas.

 

 

Com informações do jornal O Tempo

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 02h25 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 24°

13° Sensação
15.7 km/h Vento
94.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Domingo (25/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias