Quinta, 09 de Julho de 2020 11:40
32 999532355
Saúde Dengue

URGENTE: 683 casos de Dengue confirmados no Campo das Vertentes

São João del-Rei e Nepomuceno são as cidades com maior número de contágios

18/04/2019 18h15
90
Por: Adriano Vianini
URGENTE: 683 casos de Dengue confirmados no Campo das Vertentes

Minas Gerais tem se encontrado em um estado alarmante na saúde devido aos casos de dengue contabilizados até o momento. Apenas no primeiro trimestre deste ano, os casos de dengue - entre os suspeitas e os confirmados já superaram o ano de 2010 em questão de período, onde na época, os registros diários ultrapassaram 1000 casos.

Devido ao grande número de casos no estado mineiro, a região do Campo das Vertentes apresenta um estado alarmante, com algumas cidades apresentando um número preocupante de casos nos últimos 3 meses.

A cidade de Nepomuceno apresentou o maior número de incidências, com 380 casos no primeiro trimestre. São João del-Rei aparece em segundo lugar com 128 casos. Porém, de acordo com a tabela cedida pelo estado, a cidade de Tiradentes se encontra com a situação em alto risco, ao lado de Nepomuceno, devido sua quantidade habitacional. Todos estes dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde do Estado no dia 15 de abril.

O estado de Minas Gerais já soma 121.699 casos confirmados (primeiro trimestre) e o mês de abril tem sido o mais alarmante, pois só na primeira quinzena o estado mineiro já calculou 11 mil incidências.

De acordo com a assessoria da cidade de Nepomuceno, a Secretaria de Saúde Municipal tem tomado as providências necessárias para intensificar o combate ao mosquito da dengue. Foi solicitado um veículo conhecido como "fumacê" para a cidade, além de uma cartilha com informações sobre o combate à dengue. Ações também estão sendo tomadas dentro dos postos de saúde da cidade, onde os pacientes com suspeita vêm sendo acompanhados de perto, além de regularmente foram realizados mutirões de limpeza nos bairros do município.

O prefeito de Tiradentes, Zé do Pacu, disse estar tomando as devidas providências para acabar com os focos do mosquito dentro do município. "Estamos detectando os focos e enviando as equipes dos PSF's para essas áreas, juntamente com a equipe das endemias. Foi feito um reforço nas equipes dentro de Tiradentes mesmo, procurando fazer o bloqueio nesses locais e solicitamos ao estado a possibilidade do envio de uma caminhonete, conhecida como "fumacê", para que ela possa fazer em toda cidade." explica o prefeito. "Mas posso garantir que todos os focos estão contidos e não tivemos nenhum aumento de casos na nossa cidade e quero tranquilizar a população tudo que pode ser feito, está sendo e que o caso está estabilizado." completa.

Por outro lado, diversas cidades da região das Vertentes não apresentaram nenhum caso confirmado ou suspeito da doença. Entre elas podemos citar a cidade de Carrancas, Luminárias e Ressaquinha.

Dos dados informados pela Secretaria de Saúde do Estado, já é possível estimar 14 mortes e 48 em investigação no estado de Minas Gerais. Porém é importante ressaltar que os dados deste ano ainda se encontram abaixo dos índices das duas maiores epidemias da doença que aconteceram em 2013 e 2016.

A estimativa, infelizmente, é que a epidemia bata recordes neste ano de 2019, pois 99 dos municípios mineiros estão em estado de alerta muito alto e outros 57 chegando próximo.

A situação não é das melhores e a Secretaria de Saúde tem soltado diversos boletins alarmando a população sobre a vigilância que deve ser feita e lembrando que o assunto não é uma responsabilidade apenas do governo estadual, mas também da comunidade em si, que deve tomar os devidos cuidados.

 

Índice de Casos de Dengue na região do Campo das Vertentes

Primeiro trimestre 2019

 

Tabela feita baseada nos dados cedidos pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais - Revista Mais Vertentes

 

Cuidados e prevenção contra a dengue

A prevenção é a única arma contra a doença.

 

De acordo com o site oficial de prevenção à dengue, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nepomuceno - MG

Nepomuceno - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Nepomuceno - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 11h28 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

26° Sensação
16.3 km/h Vento
39.8% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias