Quarta, 03 de Junho de 2020 02:38
32 999532355
Meio Ambiente Meio Ambiente

Tiradentes é a primeira cidade do Campo das Vertentes a ganhar Bioaterro

De acordo com o prefeito Zé Antônio do Pacu, “o Biodigestor é um fato inédito no Estado

30/04/2019 18h39 Atualizada há 4 meses
93
Por: Adriano Vianini
Bioaterro na cidade de Tiradentes - Fotos Prefeitura de Tiradentes
Bioaterro na cidade de Tiradentes - Fotos Prefeitura de Tiradentes

O Brasil ainda despeja 80 milhões de toneladas de lixo por ano, de forma inadequada. O pior é que 24 milhões deste lixo seguiram para destinos inadequados, como lixões. Isso equivale a 168 estados do Maracanã lotados de lixo, sendo que outras 6,2 milhões de toneladas sequer foram coletadas. Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro com maior número de lixões.

 

Dados do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), indicam que a tarefa de acabar com os lixões até 2014, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, não foi comprido pela maioria dos municípios. A causa, segundo especialistas, é o descumprimento e os seguidos adiamentos de prazos estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei 12.305, aprovada em agosto de 2010.

 

Tiradentes, município de Campo das Vertentes, é a primeira cidade de Minas Gerais a ter o direcionamento correto do lixo produzido. Desde 2018, a cidade opera com o chamado Bioaterro - uma mescla de Biodigestor, que faz a digestão anaeróbica do lixo orgânico através da atividade de bactérias; o Aterro Sanitário que é o local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana; e a reciclagem promovendo o beneficiamento e venda do lixo a ser reaproveitado.

 

Para o superintendente do Meio Ambiente de Tiradentes, Richard Marce Amadi Junior, "dar um destino ecologicamente correto para os resíduos é um grande desafio para os municípios bem como para a administração pública. Trata-se de um processo caro e complexo, mas que também traz retorno financeiro - como o beneficiamento e venda do lixo -, além é claro dos benefícios ao meio ambiente e à saúde da população", explica.

De acordo com o prefeito Zé Antônio do Pacu, “o Biodigestor é um fato inédito no Estado. A cidade de Tiradentes é a única cidade da região a tratar 100% do lixo produzido. Deste modo, os resíduos não são descartados em lixões ou aterros à céu aberto - como era até a pouco tempo -, mas possuem uma destinação correta e de acordo com a lei 12.305 do PNRS”, enfatizou.
Ainda segundo o prefeito, o lixo gerado pelos empreendimentos (pousadas e restaurantes) são obrigados por lei a coletar e tratar o lixo de forma ecologicamente correta. Sabendo que Tiradentes não tinha isso, Zé Antônio do Pacú enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que viabilizasse a destinação desse lixo e a criação da taxa de acordo com o tamanho do empreendimento. Para o prefeito, "isso é motivo de orgulho, pois entende que devemos deixar o planeta melhor para nossos filhos e netos", conclui.
Ambos estiveram em São João del-Rei à convite do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, para apresentar o projeto do Biodigestor de Tiradentes, que conta com a operacionalização JodiTec.Eco, de Belo Horizonte, ganhadora da licitação em 2018, além da Associação de Catadores de Tiradentes, que passaram a ter emprego e formalização, renda e capacitação profissional.

O lixo não tratado, ou depositado em aterros, acarreta sérios prejuízos ambientais, sociais e econômicos, dentre os quais podemos citar: contaminação do solo, águas e lençóis freáticos; presença de animais nocivos; produção de odores desagradáveis; problemas de saúde, entre outros.
Mapa de resíduos sólidos em Minas Gerais.
Tiradentes - MG

Tiradentes - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Tiradentes - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 02h34 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 24°

13° Sensação
6.6 km/h Vento
85.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sexta (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias