Terça, 26 de Janeiro de 2021 14:48
32 999532355
Esportes Centenário

Centenário do Cruzeiro: 100 anos de um clube tão combatido, mas que jamais se deu por vencido

Em 02 de janeiro de 1921, nascia um dos maiores clubes do Brasil, motivo de orgulho de Minas Gerais e de seus mais de 9 milhões de torcedores

02/01/2021 15h28 Atualizada há 3 semanas
158
Por: Thais Marques Fonte: Bola pra frente - UAI
100 anos de Cruzeiro Esporte Clube, tão combatido, mas que jamais se deu por vencido. Foto: Divulgação/Cruzeiro Esporte Clube
100 anos de Cruzeiro Esporte Clube, tão combatido, mas que jamais se deu por vencido. Foto: Divulgação/Cruzeiro Esporte Clube

Em 02 de janeiro de 1921, nascia um dos maiores times do Brasil. Como a própria torcida gosta de gritar: um gigante incontestado, no presente, no passado! O Cruzeiro é um clube histórico e, certamente, uma das equipes mais importantes do futebol brasileiro, visto que a Raposa está presente nas disputas desde as primeiras competições. Um gigante!

Porém, a festa do Centenário aconteceu no momento errado por dois motivos: o momento sanitário e o momento esportivo. Com a pandemia do coronavírus, o torcedor cruzeirense não poderá estar em campo, homenageando as cinco estrelas do Cruzeiro, as quais os fãs são tão apaixonados. E a questão esportiva é ainda mais dolorida para o cruzeirense. O time mineiro vive o pior momento da sua história justamente no ano em que completa 100 anos. Mas, o clube é maior do que esta fase e a data emblemática deve ser comemorada. 

Por isso, o Cruzeiro merece uma festa do tamanho da sua história, mesmo que virtual. Certamente, as redes sociais da equipe irão promover várias celebrações nesta data tão especial. 

A história

No 1º domingo de 1921, um dos maiores clubes do Brasil foi criado. Em 2 de janeiro daquele ano, três anos após o término da 1ª Guerra Mundial, a colônia italiana que residia em Belo Horizonte deu início a uma história centenária. Na época, como forma de homenagem à Itália, os fundadores nomearam a equipe como Societá Palestra Itália. Um fato que evidencia a importância que davam para a origem italiana é que até 1925 apenas descendentes do país europeu poderiam jogar pela equipe. 

Desde o início, o Palestra Itália teve destaque e foi tricampeão estadual – 1928, 1929 e 1930 – antes mesmo de completar 10 anos de existência. Mas, em 1942, a equipe mineira foi obrigada a trocar de nome. O governo brasileiro baixou um decreto proibindo o uso de nome ou referência a qualquer país inimigo na 2ª Guerra Mundial. Por isso, qualquer alusão à Itália, Alemanha e Japão deveriam ser alterados. 

Os fundadores, primeiramente, mudaram o nome para Palestra Mineiro. Depois, no mesmo ano, alteraram para Ypiranga e apenas em 8 de outubro de 1942 os descendentes italianos decidiram por Cruzeiro Esporte Clube, nomenclatura que persiste até os dias atuais. Depois disso, as glórias, a fama e os torcedores são os melhores exemplos de quão gigante se tornou a instituição Cruzeiro.

Um fato importante sobre a história cruzeirense é o Mineirão. O Gigante da Pampulha foi construído em 1965 e o Cruzeiro deixou o tradicional estádio do Barro Preto para ir para o Estádio Governador Magalhães Pinto. O Mineirão se tornou a casa de diversos títulos cruzeirenses e a torcida carinhosamente chama o maior estádio de Minas Gerais de Toca da Raposa 3.

As comemorações

Certamente, os cruzeirenses não desejavam um momento tão ruim esportivamente no dia do seu centenário. O time está afundado em dívidas e, atualmente, é o 11º colocado da Série B e, dificilmente, irá voltar para o seu lugar: a elite do futebol brasileiro. Este momento é ocasionado por causa de gestões corruptas que colocaram a equipe centenária nesta situação amarga.

Porém, a instituição Cruzeiro Esporte Clube é muito maior que esta fase e as comemorações pelo centenário são necessárias. Vale destacar que, infelizmente, estamos inseridos em um momento pandêmico, devido ao coronavírus, e não será permitido festas para comemorar os 100 anos. Com certeza, o torcedor da Raposa faria uma grande festa para homenagear as cinco estrelas mais amadas do Brasil. Mas a situação não permite aglomerações.

Por isso, o Cruzeiro teve uma ideia genial e solidária. O time irá promover a Blitz Solidária, onde o cruzeirense poderá levar um kg de alimento não perecível em diversos pontos de Belo Horizonte e ganhará um brinde exclusivo do Centenário.

A Raposa irá receber os torcedores, em sistema de drive-thru, ou seja, o cruzeirense passará de carro, entregará a sua doação e receberá o seu brinde, evitando assim aglomerações. Grite, comemore e parabenize o Cruzeiro diretamente da sua casa, ajudando assim no controle de uma doença tão séria. E ajudando na blitz, você estará contribuindo com uma campanha que busca arrecadar 100 toneladas para causas sociais. Um time gigante com atitudes gigantes!

O Cruzeiro é enorme. A cor azul celeste domina o futebol há anos. Uma camisa pesada que impõe respeito por onde passa. Este é o Cruzeiro. Uma equipe centenária. Um gigante incontestado. Cruzeiro, Cruzeiro querido, tão combatido, jamais vencido. Torcedor e torcedora, comemore e se orgulhe de trajar estas cinco estrelas no peito. Parabéns pelos seus 100 anos, Cruzeiro!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h41 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

30° Sensação
1 km/h Vento
41% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias