Araci Cristina Araújo Carvalho (PDT), popularmente conhecida como Cristina, foi eleita pelo voto popular conquistando 3.276 votos, mas teve sua candidatura foi impugnada por intermédio de uma ação desenvolvida pelo Ministério Público Eleitoral. Desta forma, o vereador Marcelo Ribeiro (PSDB), eleito para a presidência da Câmara Municipal, é o prefeito interino do município até que nova eleição seja marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral ou o processo de impugnação da candidatura de Cristina seja julgado em última instância e ela saia vencedora, podendo assim assumir a cadeira de prefeita.
Eleita pelo voto de 3.276 antoniocarlenses, Cristina não pode tomar posse no dia 1º de janeiro por causa de uma ação de impugnação movida pelo Ministério Público Eleitoral. Cristina foi condenada em primeira instância, em sentença do Juiz Eleitoral Marcos Alves de Andrade e também não obteve provimento de seu recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral. As alegações do MPE indicavam a abertura de crédito orçamentário sem autorização do legislativo nos anos de 2005, 2006 e 2012, quando Cristina foi prefeita de Antônio Carlos.
No dia 19 de novembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral rejeito o recurso dos advogados de Cristina. O pedido de impugnação foi julgado pelo juiz da 24ª Zona Eleitoral, Marcos Alves de Andrade, e o registro de Cristina foi indeferido, ficando sub judice.
Mesmo com recurso tramitando no Superior Tribunal Eleitoral, Cristina não foi diplomada. O recurso no TSE não tem efeito suspensivo, desta forma, o próximo prefeito de Antônio Carlos, provisoriamente, será o presidente da Câmara de Vereadores.
Marcelo Ribeiro venceu a eleição da Câmara Municipal na última sexta-feira (1º) e vai governar Antônio Carlos interinamente. O vice na chapa, Adaílton Campos (PDT), assume a presidência da Câmara.
Com informações do portal Barbacena Online.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 30°
Sol