Terça, 26 de Janeiro de 2021 09:46
32 999532355
Cidades Covid-19

Barbacena: Vítima da Covid-19, morreu o ex-deputado Bonifácio de Andrada, aos 90 anos

Bonifácio de Andrada estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, desde 16 de dezembro

06/01/2021 11h21
169
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet
Foto: Internet

Morreu, na noite desta terça-feira (5), o ex-deputado federal Bonifácio Andrada, aos 90 anos. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, após sofrer complicações da Covid-19. 

Políticos lamentam a morte de Bonifácio Andrada

Pelo Instagram, o deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos), filho de Bonifácio e candidato a prefeito de BH no ano passado, lamentou a perda: "Com imensa dor, comunico o falecimento de meu pai, o ex-deputado Bonifácio de Andrada, ocorrido hoje (terça) no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte", escreveu o político. 

Também pelas redes sociais, o governador Romeu Zema (Novo) prestou sua solidariedade; "Homem público com longa trajetória em favor de Minas Gerais, em especial na Câmara dos Deputados", escreveu. 

Luto de três dias em Barbacena

O prefeito de Barbacena Carlos Augusto Soares do Nascimento publicou decreto na noite desta terça-feira (5) de luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado federal Bonifácio Andrada.

No decreto o prefeito destaca o importante papel do político para o município de Barbacena e para o país. "Considerando o falecimento do ilustre político barbacenense Bonifácio Andrada, ocorrido nesta tarde de terça-feira, em Belo Horizonte; Considerando a inestimável contribuição do ex-Deputado Bonifácio José Tamm de Andrada, carinhosamente apelidado de “Dr. Andradinha”, para a educação de milhares de jovens barbacenenses e de outras cidades que tiveram sua formação acadêmica nas faculdades e cursos técnicos oferecidos pela FUPAC (atual UNIPAC) e pela FUNJOB, entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena; Considerando os relevantes serviços prestados e as conquistas alcançadas para a comunidade de Barbacena ao longo de sua duradoura e profícua trajetória política como parlamentar, em nível municipal, estadual e federal, e no exercício dos cargos de Secretário de Estado de Educação, de Administração e do Interior e Justiça de Minas Gerais", destaca o decreto.

Bonifácio de Andrada será sepultado após cortejo público

O enterro do ex-deputado federal, Bonifácio de Andrada, acontecerá na tarde de hoje, quarta-feira, 6, em Barbacena. Devido aos protocolos de distanciamento social da pandemia, será concelebrada missa de corpo presente às 13h30 na Basílica de São José Operário, restrita aos familiares.

Às 14h30, o corpo seguirá em cortejo fúnebre público para o cemitério da Boa Morte, onde às 16h acontecerá o sepultamento. A cerimônia também será restrita aos familiares, seguindo os protocolos da pandemia.

A missa será transmitida ao vivo pela página da TV Objetiva Barbacena, que pode ser acessada pelo link: https://pt-br.facebook.com/pages/category/TV-Channel/TV-Objetiva-Barbacena-1452431011682766/ 

Biografia 

Bonifácio José Tamm de Andrada nasceu em Barbacena (MG) e iniciou sua carreira na Câmara dos Deputados em 1979, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Ele permaneceu na Casa até 2019, quando representava o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foram 10 legislaturas na Câmara. 

Nesses 40 anos, ele representou o Partido Democrático Social (PDS) até 1995. Depois, rumou para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), no qual permaneceu até 1999, quando passou a representar o PSDB. 

 Também concorreu a vice-presidência do Brasil em 1989, quando compôs chapa com Paulo Maluf. Juntos, eles somaram 5.986.575 votos, cerca de 9% das preferências válidas, e ficaram em quinto lugar no primeiro turno do pleito, atrás de Mário Covas, Leonel Brizola, Lula e Collor, que sairia vencedor. 

Bonifácio era professor e advogado. Também exerceu os cargos de vereador em Barbacena, entre 1954 e 1958, e deputado estadual por Minas Gerais por quatro mandatos, entre 1959 e 1975. 

Também trabalhou como reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) entre 1998 e 2002, além de professor de direito em diversas instituições de ensino superior, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Bonifácio Andrada foi membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Mineira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG).

Conheça mais sobre os Andrada aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barbacena - MG

Barbacena - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Barbacena - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h41 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

23° Sensação
3 km/h Vento
67% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias