Terça, 26 de Janeiro de 2021 09:52
32 999532355
Cultura Acordo

Tiradentes: Diocese entra em consenso e terno de Congada garante acesso à Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Acordo entre o bispo diocesano de São João del-Rei e terno de Congada garante retorno do grupo à festa de Nossa Senhora do Rosário

06/01/2021 13h40 Atualizada há 3 semanas
303
Por: Thais Marques
Grupo Congada de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia. Foto: Eduardo Guerra
Grupo Congada de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia. Foto: Eduardo Guerra

Membros da Igreja Católica e do grupo Congada de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia chegaram a um acordo e o terno de Congada participará da festa de Nossa Senhora do Rosário, em Tiradentes. Uma denúncia feita pelo portal Notícias Gerais no dia 20 de dezembro expôs que o grupo Congada de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia estava proibido de fazer manifestações dentro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos desde 2019.

Em nota emitida nesta quarta (06), o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, anunciou o acordo entre membros da Igreja Católica e  o Sr. Claudinei Matias do Nascimento, conhecido como “Prego”, capitão do grupo de Congada de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia.

“A meu pedido, os Padres Geraldo Magela da Silva, Vigário Geral da Diocese, e Alisson André Sacramento, Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes, em encontro fraterno com o Sr. Claudinei Matias do Nascimento, conhecido como “Prego”, capitão do Congado, formalizaram convite ao grupo para tomar parte na Festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada anualmente, inclusive tendo acesso ao templo. Nesta mesma conversa foi acertado o compromisso, uma vez superadas as restrições decorrentes da Pandemia, de realizar um trabalho social conjunto”, diz o Bispo.

Após a denúncia feita pelo Notícias Gerais e a entrevista do Pe. Alisson Sacramento ao Mais Vertentes, o Bispo disse em nota que “não é nossa intenção afastar, nem mesmo privar ninguém do acesso à Igreja, mas garantir que as manifestações de religiosidade popular estejam em sintonia com a fé cristã”.

O Bispo Diocesano de São João del-Rei diz que “a igreja, ciente de sua responsabilidade, nunca se furtará de zelar pelo ensino da sã doutrina e pela fidelidade do culto à fé católica e que "que os padres devem cuidar para que manifestações contrárias à fé cristã aconteçam". Por fim, o Bispo diz que renova seu apreço pelas manifestações de religiosidade popular presentes na Diocese e citou o apoio que já demonstrou a outros grupos de Congada. Confira a nota na íntegra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tiradentes - MG

Tiradentes - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Tiradentes - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h41 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

23° Sensação
3 km/h Vento
67% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias