Sábado, 08 de Maio de 2021 12:54
32 99936-6146
Brasil Covid-19

Cabo Frio exigirá teste negativo de Covid-19 para turistas

Visitantes precisarão apresentar teste negativo feito há menos de 72 horas para entrar e se hospedar na cidade

07/01/2021 16h08 Atualizada há 4 meses
505
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Ilustrativo
Foto: Internet / Ilustrativo

A partir da próxima segunda-feira (11), a prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense, muito conhecida por receber turistas mineiros,  passa a exigir o teste da Covid-19 feito há menos de 72 horas, com resultado negativo para os turistas que queiram entrar na cidade. A regra foi publicada na edição da última terça-feira (5), no Diário Oficial do município.

Para os veículos de turismo com origem em outras cidades, será obrigatória a apresentação de exame para testagem da Covid-19 de todos os passageiros, motoristas e guias. Isso faz parte do decreto nº 6.434, que atualiza as normas municipais publicadas no dia 21 de dezembro, destinadas à contenção do novo coronavírus. 

Os testes podem ser do tipo rápido IGM/IGG ou do tipo SWAB, com pesquisa de antígeno ou por RT-PCR. Este último deve trazer expresso a terminologia “não detectado” para liberar a pessoa.

Segundo a norma, “no caso de não apresentação de teste de um ou mais tripulantes, ou de testagem com resultado diverso do expresso no caput deste artigo, não será permitido desembarque de nenhum tripulante, e consequentemente não será permitida a permanência do veículo de turismo no município”.

E a hospedagem?

Os locais de hospedagem poderão funcionar com até 75% da sua capacidade, observando os protocolos sanitários. Neles também será obrigatório o teste negativo para fazer o check-in. Os estabelecimentos terão que enviar para a prefeitura, diariamente, um relatório dos check-ins e check-outs realizados, com cópia dos testes da Covid-19.

O decreto prevê também a fiscalização preventiva e in loco, feita por uma comissão do Departamento de Vigilância Sanitária, além de barreiras de controle e prevenção à Covid-19, organizadas pelas secretarias de Mobilidade Urbana e de Segurança.

A cidade, que é tradicional destino turístico no verão, principalmente dos mineiros, recebeu milhares de pessoas na virada do ano e registrou aglomerações na Praia do Forte no réveillon, mesmo sem a queima de fogos oficial. Veja a imagem abaixo:

Qual a situação do Covid-19 em Cabo Frio?

Segundo a última atualização do Mapa de Risco da Secretaria de Estado de Saúde, do dia 23 de dezembro, a região da Baixada Litorânea, que engloba Cabo Frio, está em laranja, com risco moderado para Covid-19, sendo que a taxa de testes positivos está em vermelho.

Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade está com ocupação de 76% dos leitos de UTIs reservados para a doença e registrava, até o dia 5, 5.029 casos e 229 óbitos pelo novo coronavírus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 12h48 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

21° Sensação
4 km/h Vento
62% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias