Terça, 26 de Janeiro de 2021 09:06
32 999532355
Saúde Hemominas

Estoque de sangue enfrenta queda por causa da pandemia

Com estoque pela metade, Hemominas pede ajuda a doadores. Saiba como e onde doar

07/01/2021 16h13
138
Por: João P. Sacramento
Foto: Divulgação / Hemominas
Foto: Divulgação / Hemominas

Segundo o governo, desde o início da pandemia, em março de 2020, o comparecimento de doadores tem registrado queda constantemente. Por isso, a Fundação Hemominas pede aos doadores de sangue voluntários de todo o estado para que compareçam às unidades de coleta, principalmente os dos tipos O positivo, O negativo e A positivo. 

O objetivo do convite é reverter a atual situação dos estoques, que estão, em média, com 50% abaixo do ideal, no caso dos positivos, enquanto os dos tipos negativos, 40%. As quedas dos estoques dos tipos sanguíneos O positivo e A positivo chegam a 60% cada, e do tipo O negativo, 50%.

Para a assessora de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, Viviane Guerra, os finais de ano são, geralmente, ruins com relação à captação. “Temos conhecimento que os estoques de sangue vêm sofrendo com a baixa no comparecimento de doadores desde o início da pandemia, não somente em Minas Gerais. Por isso, é de extrema importância que haja uma mobilização para que os hemocentros consigam reverter essa situação”, explica.

Foto: Hemominas

Mas e o coronavírus?

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a Fundação Hemominas segue uma série de procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Entre os cuidados, está o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras; a utilização do álcool em gel para higienização das mãos; reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo um distanciamento mínimo de um metro entre os doadores.

Como fazer para doar?

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Vale lembrar que os candidatos que foram infectados pela Covid-19 ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Já aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas são considerados inaptos pelo período de apenas 14 dias. Saiba mais AQUI.

As doações devem ser agendadas online ou pelo MGapp – Cidadão. E confira AQUI os endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h00 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

21° Sensação
3 km/h Vento
75% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias