Terça, 26 de Janeiro de 2021 09:27
32 999532355
Nossa Gente Nossa Gente

Rafael Thiamer: Um são-joanense em alta velocidade

O piloto mineiro vai realizar um sonho: Correr as Mil Milhas do Brasil 2021 no autódromo de Interlagos, em São Paulo

09/01/2021 11h15 Atualizada há 2 semanas
708
Por: João P. Sacramento
Piloto são-joanense, Rafinha Thiamer, e seu Gol 111. Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Piloto são-joanense, Rafinha Thiamer, e seu Gol 111. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Com o olhar centrado atrás do capacete e as mãos firmes no volante, Rafael Thiamer, de 37 anos, domina as pistas e seu Gol 111. Nascido em São João del-Rei, a formação em Direito abriu espaço para a paixão pelo asfalto, transformando Rafael em Rafinha Thiamer, uma das promessas nacionais do automobilismo.

Rafael atualmente mora em João Pessoa, na Paraíba, é casado e pai de dois filhos. Apaixonado por carros desde criança, na zona rural de Nazareno, Rafael diz que realizou um sonho de criança. “Me apaixonei por carros desde criança e inevitavelmente pelo automobilismo, e aos 15 anos, morando em São Paulo, comecei no kart”. 

O piloto são-joanense contou que, na adolescência, o Kart era muito caro e seu pai não podia pagar: "Às vezes conseguia pagar um treino aqui outro ali”. Com o falecimento do pai aos 18 anos, Rafael foi obrigado a adiar seu sonho. 

Com o passar do tempo, já estabelecido profissionalmente na Paraíba, Rafael começou no rally, mas seu sonho ainda era as pistas. Sonho que realizou em 2019. Desde então, Thiamer vem deixando sua marca no asfalto. O piloto tem 3 títulos de campeão paraibano, 1 no pernambucano e 1 no interestadual de clássicos de competição (classic cup). Além de ter sido vice-campeão dos 500km de Interlagos 2020 na categoria Turismo 1.6.

Rafinha Thiamer e família. Foto: Redes Sociais

Inspirações

“Minhas origens, meu estado, minha família”, foi assim que Rafinha definiu sua inspiração. O piloto disse que, junto com Deus, carrega essas motivações “no peito, em cada curva”. Com muito orgulho do seu estado, ele reforça que faz questão de ter a bandeira mineira no meu macacão, nas camisas de sua equipe e até na pintura dos seus carros “sempre tem alguma referência aos mineiros”.

 

 

 

 

Rafinha Thiamer Foto: Redes Sociais

Mil Milhas do Brasil 2021

Rafinha Thiamer vai correr as “Mil Milhas do Brasil de 2021”, que serão disputadas no histórico autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, na madrugada do dia 25 de janeiro, véspera do 467º aniversário da capital paulista, com largada na virada de sábado para domingo.

Ao todo, serão 373 voltas no circuito de 4.309 metros de extensão para o vencedor completar pouco menos de 1.000 milhas, que são equivalentes a 1.609 km. O limite de duração da prova será de 11 horas. Em razão da pandemia de Covid-19, o público não poderá assistir “in loco” à corrida de longa duração em Interlagos.

Nas "Mil Milhas", Rafael vai pilotar para a equipe M.I. Motors, apesar do piloto ter sua própria equipe, a RT Racing, para campeonatos do nordeste. Thiamer vai concorrer na categoria Marcas e Pilotos (turismo 1.6), e Classic Cup.

Rafinha nunca participou das “Mil Milhas do Brasil” antes e vai realizar mais esse sonho no automobilismo. “Quando morei em São Paulo nunca fui assistir Fórmula 1, nem stock car, nem fórmula truck, mas todos os anos estava nas Mil Milhas, sonhando no dia que conseguiria pelo menos ir nos boxes ver os carros de perto e tirar fotos”, lembrou.

Rafael disse que se apaixonou por essa corrida por ela dividir “super máquinas”, como ferraris, porsches e "protótipos'', como gols, fuscas e opalas. “Agora chegou minha chance de estar lá”, comentou. 

O piloto comentou sobre suas expectativas para a corrida do dia 25: “Já tivemos um excelente resultado com esse mesmo carro nos ‘500km de Interlagos’, dois meses atrás,  quando fizemos o segundo lugar. Mas nas ‘Mil Milhas’, o objetivo é conseguir completar. É muito esforço do carro e dos pilotos com quase 12 horas de corrida. Se Deus quiser pretendo levantar a bandeira de Minas Gerais no pódio de Interlagos”. 

Rafinha Thiamer pilotando. Foto: Redes Sociais

Autódromo de Interlagos

Questionado sobre a sensação de correr em Interlagos, Rafael respondeu: “Única. Um privilégio inimaginável”. O piloto mineiro contou como foi correr lá pela primeira vez: “Na saída do box tem um guard rail alto, a gente só tem um corredor estreito de passagem. Quando ele terminou e a pista se abriu diante de mim, enorme, com o ronco do motor,   eu só conseguia chorar e gritar”.

 

Como acompanhar a corrida?

Para quem tem interesse em corridas e para aqueles que querem acompanhar mais de perto a carreira de Rafinha Thiamer, o piloto é muito ativo nas redes sociais. Rafael está no Instagram e no Facebook e completou: “E é claro que terei enorme prazer em receber possíveis apoios, ou patrocínios pra esse evento tão importante”. 

Só lembrando que a largada da corrida será do dia 24 pra 25 de janeiro, a meia noite, com transmissão da primeira e da última hora pela Fox Sports, e o restante da corrida pelo youtube no canal High Speed. “Quem quiser também poderá pegar uma carona comigo na pista, através da câmera instalada no meu carro que vai transmitir toda a corrida pelo meu canal do YouTube”, convidou Rafinha Thiamer.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h21 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

23° Sensação
3 km/h Vento
67% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias