Terça, 26 de Janeiro de 2021 16:37
32 999532355
Educação Enem 2020

Enem: Estudantes se preparam para provas durante a pandemia da Covid-19

Após adiamento no ano passado, as provas terão início no próximo domingo (17)

11/01/2021 16h43
122
Por: Thais Marques
577.227 alunos se inscreveram para fazer o exame em Minas Gerais, sendo 568.532 inscritos para a prova impressa e 8695 inscritos para o Enem Digital. Foto: Felipe Nyland
577.227 alunos se inscreveram para fazer o exame em Minas Gerais, sendo 568.532 inscritos para a prova impressa e 8695 inscritos para o Enem Digital. Foto: Felipe Nyland

Faltando menos de uma semana para o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos das redes públicas e privadas se preparam para esta edição do exame, que será realizada de forma atípica devido à pandemia da Covid-19. O nervosismo e ansiedade comuns entre os participantes estão intensificados para a realização da prova, já que ela precisou ser adiada por causa da pandemia.

A aplicação presencial da prova ocorrerá no próximo domingo, dia 17 de janeiro, e sete dias depois, no dia 24. Por questões de saúde, relacionadas à Covid-19 ou não, há possibilidade de reaplicação do exame, em 23 e 24 de fevereiro.

Os portões serão abertos às 12h00 e fechados às 13h00, sempre no horário oficial de Brasília. A prova começa às 13h30. O horário de encerramento do exame varia de acordo com o dia, sendo no primeiro às 19h00 e, no segundo, às 18h30.

A versão digital do exame será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Inep, os municípios mineiros que farão a aplicação do Enem Digital são: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Uberlândia. O resultado do exame está previsto para ser divulgado no dia 29 de março.

De acordo com o Inep, instituto responsável pelo Enem, 577.227 alunos se inscreveram para fazer o exame em Minas Gerais, sendo 568.532 inscritos para a prova impressa e 8695 inscritos para o Enem Digital. Em todo o país, 5.687.271 alunos fizeram a inscrição para o Enem impresso e 96.086 para o Enem Digital. 

Os alunos que testarem positivo para a Covid-19 não devem fazer o exame presencial e comunicar sua situação, por meio da Página do Participante, até um dia antes da aplicação da prova. Conforme dito anteriormente, será possível solicitar a reaplicação do exame, desde que seja comprovado o estado de saúde do participante.

Máscaras serão verificadas antes da prova e salas terão menos estudantes

O Inep informou, em nota, que adotou medidas de segurança contra o coronavírus para a realização do Enem. “Além da redução do número de pessoas por ambiente de aplicação, salas especiais, com ocupação de até 12 pessoas, serão destinadas aos participantes que são mais vulneráveis à Covid-19”. 

Fazem parte desse grupo gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas.

O instituto também informou que nos locais de prova serão disponibilizados recipientes com álcool em gel. Já em relação aos banheiros, os participantes serão orientados a lavar as mãos antes e após o uso. O governo garantiu que todos os espaços passarão por higienização antes de cada prova, e a identificação dos participantes será feita fora da sala da prova. 

Fiscais

Os estudantes vão poder levar mais de uma máscara para a prova, porém elas “serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada”.

O instituto também afirma que os aplicadores de prova, fiscais e demais colaboradores estão sendo capacitados para se adequarem às medidas de segurança sanitária.

Defensoria tenta suspender teste

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou na Justiça pedindo o adiamento do Enem. Na ação, impetrada na última sexta-feira, a DPU alega que a prova foi agendada “exatamente no pico da segunda onda de infecções, sem que haja clareza sobre as providências adotadas para evitar-se a contaminação dos envolvidos no exame". Até o momento não há decisão da Justiça.

O documento também é assinado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e as entidades Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Educafro.

 

Com informações do jornal O Tempo

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 16h26 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

29° Sensação
2 km/h Vento
40% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias