Sair da gestão familiar/informal e querer entrar em um ciclo de crescimento é uma das formas de consolidar presença no mercado de trabalho. Alcançar novos clientes de forma mais profissional e competitiva é uma das maneiras de se posicionar no mercado e, consequentemente, melhorar as condições do empreendimento e, pessoalmente, enquanto empreendedor.
Com a crise econômica causada pela Covid-19, uma transformação no modelo de gestão se faz necessária. O dinamismo do mercado, neste caso, caminha paralelamente com a demanda social. Tempos difíceis exigem medidas para que o dia-a-dia não seja tão exaustivo e preocupante.
A sustentabilidade de uma empresa está ligada à sua capacidade de antecipar as tendências do mercado e preparar-se para quando elas se concretizarem.
Em Minas Gerais, com as restrições demandadas pelo programa Minas Consciente, ligadas ao aumento de casos de Covid-19 nos municípios e, em sua teoria, buscando “retomar a economia de forma consciente”, existem soluções para que as empresas consigam se manter, como por exemplo estabelecer o atendimento de forma virtual e serviços de delivery.
Enquanto gestor ou profissional dentro do mercado de trabalho, estreitar as relações com os clientes, buscando posicionar-se em um relacionamento onde o ideal é que exista a reciprocidade: um atendimento bem realizado, sensível ao momento em que passamos, garante, além da fidelidade, a possibilidade de novos clientes.
Entrar no espírito empreendedor é ouvir ideias de todos os possíveis colaboradores, como funcionários, parceiros, clientes e parceiros. O mercado cobra agilidade, diferenciação e personalização no atendimento. Mentes fechadas ao novo e à modernização são incapazes de encantar novos e atuais clientes.
Motivar funcionários, de forma profissional e humanizada, faz com que eles colaborem de forma motivada e disposta a fazer a diferença. Lembre-se que “consideração” não deve sobressair às necessidades básicas para que uma pessoa se sinta confortável em dar o melhor de si, como boas condições de trabalho, comunicação interna, horários e pagamentos que sejam justos e funcionais em todos os setores de um empreendimento ou empresa.
Planejamento de ações de marketing, tanto empresarial quanto pessoal, comunicação fluida com clientes e colaboradores, estudar a jornada produtiva de seu público alvo, conhecimento da concorrência e melhorias de todas as capacidades empresariais são passos vitais para sobreviver a uma crise ou se destacar no mercado.
Com a necessidade de isolamento para conter a infecção do coronavírus, há vastas opções de ferramentas tecnológicas que podem ser adotadas tanto para ajudar a gestão quanto para colocar a marca/pessoa em um status mercadológico de destaque. As redes sociais são o principal caminho de pequenas e grandes empresas, além de profissionais, manterem o contato, fidelização e conquistar novos clientes.
Transformar a forma de fazer gestão, além de ser vital para o empreendimento ou empreendedor, é complexo e precisa incorporar processos, pessoas e tecnologias. Para um empreendimento, é fundamental a definição de uma política que garanta possíveis sucessores e transições entre antigas e novas gestões, garantindo a continuidade do negócio e a capacidade de se inovar sempre que for necessário ou fazer-se necessário.
O mais importante é não demonstrar resistência à mudança, pois não há como profissionalizar uma empresa se suas lideranças não estiverem dispostas a transformar a realidade atual.
Com as inovações chegando a todo momento no mercado e na sociedade, não há mais a possibilidade de, literalmente, deixar a onda passar e não aproveitar a maré do momento para se estabelecer. O mercado exige iniciativas e inovações, sem elas, qualquer tentativa de manter um empreendimento ou se promover enquanto profissional podem ser nulas e sem sucesso.
Com informações da Agência Brasileira de Automação.
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