Em informe divulgado hoje (12), a Prefeitura de São Tiago alerta para a subnotificação de Covid-19 na cidade e que tem preocupado os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em nota, a coordenadora de Atenção Básica da SMS, Dayane Machado, acredita que laboratórios particulares de outras cidades que testam são-tiaguenses não têm abastecido o sistema de informações com os resultados. “Esses dados são fundamentais para que nossas equipes acompanhem o paciente e as pessoas que tiveram contato com ele. No entanto, os laboratórios particulares de outras cidades não estão abastecendo o sistema”, diz a coordenadora.
“Por isso, solicitamos que as pessoas que fizeram exames particulares em outras cidades informem o resultado para a enfermeira da região de referência, o que permitirá saber a real situação dos números de Covid no município”, destaca Dayane. Segundo a coordenadora, embora já tenha feito contato com laboratórios da região, os dados não têm sido atualizados.
A médica do Posto de Saúde do Cerrado, Luma Rocha Silva, atesta que para se ter o controle de qualquer doença é preciso conhecer seus números. É isso que permite formular as estratégias de prevenção a serem tomadas. “No caso específico da pandemia, a subnotificação é uma catástrofe, já que o meio mais eficaz de controle é o isolamento social de casos positivos, sejam eles sintomáticos ou não, pois os assintomáticos transmitem a doença também”, diagnostica a médica.
Por isso, Dayane reitera que as pessoas que tenham feito exames particulares em outras cidades comuniquem o resultado, que será mantido sob sigilo. Nem a prefeitura e nem a profissional informou quais laboratórios e cidades podem estar deixando de notificar o município.
Mín. 16° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 30°
Sol