Domingo, 24 de Janeiro de 2021 19:47
32 999532355
Cidades Minas Consciente?

São João del-Rei: Enquanto municípios vizinhos endurecem regras contra a Covid-19, maioria do comércio de SJDR ignora

Prefeitura de SJDR não informa sobre a fiscalização. Já o presidente da Aci Del-Rei comenta como as orientações aos comerciantes e à população está sendo realizada e canais de comunicação da prefeitura falham em prestar esclarecimentos sobre a fiscalização.

12/01/2021 19h37 Atualizada há 2 semanas
583
Por: Thais Marques
Comércio de SJDR continua ignorando o novo decreto municipal e o programa Minas Consciente. Foto: Mais Vertentes
Comércio de SJDR continua ignorando o novo decreto municipal e o programa Minas Consciente. Foto: Mais Vertentes

Contribuiu João Sacramento

Durante uma crise econômica, a comunicação é fundamental para que toda a população tenha informações sobre as orientações e decisões tomadas pelas prefeituras, Estados e do País sobre às medidas de contenção da pandemia do coronavírus. Em São João del-Rei, decretos municipais vêm sendo feitos após exigências do Ministério Público para o cumprimento das medidas sanitárias de contenção da Covid-19 e, constantemente, há uma dificuldade em cumprir o decreto, fiscalizar e obter informações pelos canais oficiais da Prefeitura.

Em vigor desde 07 de janeiro, o decreto Municipal nº 9.130, emitido pelo prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), por exigência do Ministério Público, proíbe o funcionamento do comércio não essencial durante a Onda Vermelha, do Programa Minas Consciente. Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, o decreto parece não ter surtido muito efeito no município.

Desde que o decreto entrou em vigor, grande parte do comércio atacadista e varejista abriu as portas para o público - no qual deveria estar com as portas fechadas - e gerou filas nas ruas e bastante movimento de pessoas em diversos bairros da cidade. O Decreto é bem claro e diz que "fica restrito o atendimento no local", mas deixa solto ao dizer que "delivery e retirada no balcão estão permitidos" .

Diversas cidades vizinhas como Ritápolis, São Tiago, Barroso e Barbacena endureceram as medidas restritivas e colocaram protocolos mais rígidos para tentar conter a proliferação do vírus. Barbacena, por exemplo, está proibida a abertura de qualquer estabelecimento não essencial e o prefeito ainda convocou os servidores afastados de volta. 

Em São João del-Rei, o presidente da  Associação Comercial (Aci Del-Rei), José Egídio de Carvalho, em entrevista ao Mais Vertentes disse que a prioridade da Associação tem sido “orientar constantemente as pessoas para evitar o agravamento da pandemia”.

Questionado sobre exigir da prefeitura uma fiscalização mais rígida do setor de fiscalização, o presidente da Aci Del-Rei disse que a Associação “tem feito isso com muita frequência”, e que “tem um canal de comunicação muito bom com a prefeitura”. “O que nós percebemos é que a Prefeitura não tem mão de obra o suficiente para fiscalizar tudo o que precisa, mas a gente observa que dentro das possibilidades ela tem procurado fiscalizar”, diz.

José Egidio de Carvalho
Foto: Aci del-Rei

Ainda sobre as fiscalizações, José Egídio fala que a Aci Del-Rei observa que “alguns empresários tentam burlar a fiscalização, evitando o cumprimento rigoroso das regras”, o que gera preocupação, pois acaba prejudicando os empresários que seguem as medidas.

O presidente da Aci Del-Rei diz que “normalmente a prefeitura informa antes de emitir um decreto com as modificações impostas ao comércio”. Como empresário, José Egídio comenta que “a União, o Estado e os municípios não têm cumprido a função - no caso de fiscalizar - como deveria ser”.

“A gente não vê nem da parte do Governo Federal e nem da parte do Governo Estadual e muito pouco do Municipal uma propaganda mais ofensiva no sentido de orientar as pessoas. Eu acho que é uma falha que, infelizmente, vem ocorrendo em todas as esferas. A obrigação de fiscalizar também é do Estado. A gente vê todos os dias nos noticiários festas e mais festas espalhadas pelo Brasil inteiro. Aglomerações espalhadas pelo país inteiro e aqui na nossa região não é diferente. O Estado, nesse aspecto, também não tem cumprido a sua obrigação”, sustenta José Egídio.

Nas redes sociais, a Aci Del-Rei divulgou, nessa segunda (11), uma campanha onde diz que “o comércio de São João del-Rei pede socorro'' e que “pela falta de cuidados por grande parte da população, os holofotes recaem sobre o comércio mais uma vez”.

Campanha promovida pela Aci Del-Rei. Foto: Divulgação

“O comércio não é vilão, ele é a solução de várias famílias, que com o trabalho de seus membros mantêm vidas, batalham pelo alimento de cada dia, pelo remédio necessário e pela proteção que hoje tanto precisamos. Vamos ser responsáveis! Se cada um fizer sua parte, todos ganharemos!”

O ano de 2021 começou com a herança da crise causada pela pandemia da Covid-19 no ano anterior e, constantemente, o Mais Vertentes busca esclarecimentos sobre medidas de prevenção e contenção da infecção do coronavírus. Infelizmente, os canais de comunicação da Prefeitura Municipal de São João del-Rei têm sido falhos em passar informações sobre tomadas de decisão, que vem sendo informadas, geralmente, após pressão do Ministério Público para o cumprimento das deliberações.

 

Falhas nos canais de comunicação da Prefeitura Municipal de São João del-Rei

Nossa reportagem foi informada por fontes próximas que o responsável pela Vigilância Sanitária, que cuida da fiscalização no município, foi exonerado do cargo. Com isso, os novos responsáveis seriam o Secretário da Fazenda, Alan Morethson, e o Secretário de Saúde, José Marcos de Andrade. Infelizmente, ambos não retornaram nossas ligações.

 

Rotativo Zona Azul opera a todo vapor

O Mais Vertentes recebeu diversas reclamações de que o serviço Rotativo, prestado pela empresa Zona Azul Central Park, mesmo na Onda Vermelha, continua trabalhando e "fazendo o que eles sabem melhor: multar", ressaltou um leitor. 

Nossa reportagem conversou com alguns funcionários da empresa no centro de São João del-Rei que, mesmo sem autorização, informaram que estão trabalhando normalmente e não receberam nenhum comunicado sobre procedimentos ou funcionamento durante a Onda Vermelha do programa Minas Consciente. "Estamos trabalhando normalmente", informou.

Nossa equipe entrou em contato com a empresa para mais esclarecimentos, mas como de costume, o telefone foi desligado diversas vezes na cara do nosso repórter.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 19h44 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

23° Sensação
23.5 km/h Vento
71.7% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias