Domingo, 24 de Janeiro de 2021 19:53
32 999532355
Saúde Vacinação

Romeu Zema voltou a dizer que Minas está preparada para vacinar em 24h após chegada dos imunizantes

'Temos hoje a vacina mais política da história', avalia governador. Pazuello divulga data e hora da vacinação: “No dia D, na hora H”

13/01/2021 16h45
423
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Ilustrativo
Foto: Internet / Ilustrativo

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou que a disputa em torno do combate à pandemia no Brasil criou "a vacina mais política da história" e afirmou que, assim que as doses estiverem disponíveis, começará a imunização em todo o Estado de Minas Gerais. As declarações foram dadas em entrevista ao programa "Morning Show", da rádio Jovem Pan.

"Houve sim, infelizmente, (uma politização em torno da vacina). Eu nunca vi uma questão de saúde ser tão politizada. Uma questão que deveria ter ficado dentro da esfera do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde, acabou extrapolando, e nós temos hoje a vacina mais política da história”, diz. 

Zema disse que o Estado se preparou antecipadamente e está pronto para oferecer a imunização à população: "A vacinação em Minas está toda estruturada. Eu venho do setor privado. Em abril, maio, já estava planejando o Natal no setor privado, e nós planejamos a compra de seringas e de agulha aqui seis meses antes da vacinação. Então, Minas Gerais adquiriu em outubro, setembro, do ano passado 50 milhões de seringas e de agulhas. Desse material boa parte já chegou, já está nas regionais de saúde nesse momento, sendo distribuído para cada um dos 853 municípios. Além disso, adquirimos mais de 600 refrigeradores caso seja necessário para estar refrigerando a vacina. Assim que a vacina chegar, em 24 horas, 48 horas, todos os mineiros que estarão classificados como aquelas pessoas que estarão na primeira leva, que são os profissionais de saúde mais expostos ao risco estarão com a vacina disponibilizada", afirmou.

Foto: Internet

Pazuello define “dia e hora” da vacinação

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reafirmou nesta segunda-feira (11/1), que o país pode iniciar a vacinação em 20 de janeiro. Esta é a previsão otimista, já citada pelo general em outros momentos. Outros dois possíveis períodos previstos para início da imunização são entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, ou, o prazo mais distante, de 10 de fevereiro ao começo de março.

“Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacina vai começar no dia D, na hora H, no Brasil. No primeiro dia que a autorização for feita, a partir do terceiro ou quarto dia estará nos estados e municípios para iniciar a vacinação. A prioridade já está dada, é o Brasil todo. Os grupos prioritários já estão distribuídos”, afirmou.

Foto: Butantan

Vai com o Butantan e com a Fiocruz

Na última sexta-feira (8), o Butantan protocolou oficialmente o pedido de uso emergencial de 6 milhões de doses da CoronaVac vindas da China, e no mesmo dia, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez solicitação de uso emergencial de 2 milhões de doses importadas da Índia da vacina de Oxford/AstraZeneca.

No caso desta segunda, a Anvisa informou no fim de semana que os documentos entregues são suficientes, e a vacina segue em análise. Já para a CoronaVac, a agência informou que ainda faltavam dados necessários à avaliação e que havia solicitado mais documentos técnicos ao Butantan.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 19h44 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

23° Sensação
23.5 km/h Vento
71.7% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias