Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 00:16
32 999532355
Saúde Covid-19

Covid-19: São João del-Rei está pronta para a vacinação, diz secretário da saúde

Carregamento de seringas chega à Gerência Regional de Saúde para ser disponibilizado para os municípios da Microrregião; Romeu Zema (Novo) anuncia que vacinação em MG começa na próxima semana

15/01/2021 15h24 Atualizada há 1 mês
438
Por: Thais Marques
Carregamento destinado para SJDR. Foto: Divulgação/Redes sociais
Carregamento destinado para SJDR. Foto: Divulgação/Redes sociais

Um carregamento de seringas chegou à Gerência Regional de Saúde nessa quinta (14) como material para a vacinação a ser disponibilizado para municípios da Microrregião. Também nessa quinta, o secretário municipal de saúde, José Marcos, disse em entrevista ao Mais Vertentes que SJDR está pronta e que “é só o Ministério da Saúde definir que dia vai fazer a vacina e mandar pro município iniciar o esquema de vacinação”.

Secretário Municipal Saúde de SJDR, José Marcos. Foto: Prefeitura Municipal de SJDR

O Secretário Municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, disse ao Mais Vertentes nessa quinta (14), que as equipes estão montadas nas unidades e que o município também já encaminhou o pedido de materiais necessários para começar a vacinação. 

“Nós temos campanhas de vacinação e equipe montada em todas as unidades. Hoje já temos material, como seringa para vacinação, já comprada. Nós vamos receber amanhã (sexta) um lote de agulhas e seringas do Estado para ajudar na vacinação, nós estamos prontos para começar a vacinar”, afirma José Marcos.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Gerência Regional de Saúde de SJDR recebeu 94.250 seringas, sendo 16.000 com agulhas 20 x 5,5 e 78.250 com agulhas 25 x 6. Uma fonte disse ao Mais Vertentes que cerca de 40 mil destas seringas virão para o município. José Marcos não confirmou oficialmente, até o momento desta publicação, o número de seringas que  São João del-Rei disponibilizará, ao todo, para o início da vacinação.

O Secretário disse ainda que “é só o Ministério da Saúde definir que dia vai fazer a vacina e mandar pro município iniciar o esquema de vacinação”. “E tem mais, nós compramos 22 câmaras frias e devem chegar dentro de poucos dias”, diz.

A Gerência Regional de Saúde encaminhou um ofício pedindo a doação de uma parte do Núcleo Materno Infantil, mais precisamente onde funcionava anteriormente o Laboratório Municipal. O pedido foi feito para o armazenamento de de insumos para o enfrentamento à Covid-19 e foi decidido, pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo empréstimo do espaço.

“O Conselho Municipal de Saúde aprovou o empréstimo durante seis meses, podendo prorrogar pelo prazo de seis meses mais, isso já está acertado. Agora a questão de equipamento e material para a vacina, nós vamos suprir, isso nós vamos fazer e a gente compra a qualquer momento. Nós temos uma licitação pronta, nós temos tudo pronto. Nós não vamos passar aperto como passamos no início da pandemia”, afirma.

José Marcos afirmou à nossa reportagem que “o município tem dificuldades como o país inteiro”, que ele “está na luta desde o primeiro momento da Covid-19”, mesmo sendo do grupo de risco por ter 68 anos e comorbidades. “A Secretaria de Saúde e eu acredito também que o município vai dar apoio total e a gente não vai ter problema”, disse.

Vacinação em MG começa na próxima semana, diz Romeu Zema (Novo)

Romeu Zema (Novo) em Barbacena nesta sexta (15). Foto: Marcelo Barbosa.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse através de suas redes sociais na noite dessa quinta (14) que a vacinação contra a Covid-19 no Estado começa na próxima semana.

“Na próxima semana iniciaremos a vacinação contra a Covid-19 em Minas: compramos 50 milhões de seringas; adquirimos 617 freezers para armazenamento; estamos com toda a logística preparada para a distribuição”, afirma Zema.

Cerca de 7 milhões de seringas agulhadas que servirão para a vacinação contra a covid-19 estão a caminho ou já chegaram a 21 das 28 Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais. E, até a próxima segunda-feira (18), todas as regionais já devem receber esses materiais, de acordo com o Governo do Estado.

Ao todo, o Governo de Minas comprou 50 milhões de seringas. Deste montante, 21 milhões de unidades já chegaram ao estado.   As regionais de saúde do Estado já estão distribuindo os insumos para os 853 municípios mineiros, para que todos estejam preparados para quando a vacina chegar.

Na manhã desta sexta-feira (15), circularam fotos da visita do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, à cidade de Barbacena. Segundo nota divulgada pela imprensa local, Zema veio vistoriar a carga de seringas e agulhas que já estão sendo distribuídas nas cidades.

Logística

Freezers também foram adquiridos. Foto: Fábio Marchetto

A logística para organizar a imunização da população contra o SARS Cov-2 será semelhante à utilizada nas campanhas contra a Influenza: as seringas agulhadas saem do almoxarifado da Secretaria e da Rede Estadual de Frio do estado. A partir destes pontos são transportados a cada uma das regionais de saúde, que contatam os municípios. Eles são responsáveis por providenciar o recolhimento e armazenamento adequado dos materiais.

Todo o trabalho de logística e distribuição dos insumos está sendo feito em parceria pelos Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, além do auxílio das Forças Armadas.

 

Com informações da Agência Minas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 00h04 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 25°

18° Sensação
3 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias