Quarta, 25 de Maio de 2022
13°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Saúde Covid-19

São João del-Rei: Primeiras doses da Vacina do Covid-19 chegam na cidade

Confira quantas doses e quem serão os primeiros a serem imunizados. Evento que iniciará a vacinação ocorrerá amanhã (20)

19/01/2021 às 11h11 Atualizada em 20/01/2021 às 17h14
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Primeiras doses da vacina da Covid-19 chegam em SJDR. Foto: Divulgação/ Conselho Municipal
Primeiras doses da vacina da Covid-19 chegam em SJDR. Foto: Divulgação/ Conselho Municipal

ATUALIZAÇÃO:

Na manhã de hoje (19), chegaram as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em São João del-Rei. O avião da Polícia Civil que trouxe as doses, pousou por volta das 8h30 no aeroporto Octávio de Almeida Neves, na Colônia do Marçal, trazendo as doses para a microrregião de São João del-Rei.

Segundo a diretora da Gerência Regional de Saúde da microrregião de São João del-Rei, Edvalda Maria Carvalho Assunção, a regional recebeu do governo do estado de Minas Gerais 6.320 doses da vacina CoronaVac, da farmacêutica chinesa SinoVac em parceria com o Instituto Butantan. Destes, conforme tabela abaixo, a regional de saúde dividiu o total em duas doses, conforme orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI), que exige que cada pessoa adquira duas doses da vacina. 

Em entrevista ao Mais Vertentes, ontem (19), o Secretário Municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, informou, de maneira equivocada, a quantidade de doses recebidas pelo município: Segundo ele “chegaram 3.160 doses e vão ficar na cidade 2.122 doses”. O Secretário deve ter confundido doses com número de pessoas que serão vacinadas. 

De acordo com a diretora da GRS SJDR, o município de São João del-Rei tem 4.244 doses que possibilitará imunizar 2.122 pessoas nesta primeira etapa de recebimento da vacina. Ela também informou que cada município deve seguir o PNI, do Ministério da Saúde, que recomenda iniciar a vacinação pelos profissionais da linha de frente da covid-19; em pessoas com 60 anos ou mais, em Instituições de Longa Permanência (ILPI); pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos, portadores de deficiência e a população indígena vivendo em terras indígenas (este último não é o caso de SJDR).

Segue abaixo a tabela com a quantidade de PESSOAS que serão imunizadas em cada município da microrregião nesta primeira etapa da vacinação:

 

A segunda dose da vacina, que já está devidamente guardada, será enviada daqui a 20 dias para os municípios pela Gerência Regional de Saúde de SJDR.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias