ATUALIZAÇÃO:
Na manhã de hoje (19), chegaram as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em São João del-Rei. O avião da Polícia Civil que trouxe as doses, pousou por volta das 8h30 no aeroporto Octávio de Almeida Neves, na Colônia do Marçal, trazendo as doses para a microrregião de São João del-Rei.
Segundo a diretora da Gerência Regional de Saúde da microrregião de São João del-Rei, Edvalda Maria Carvalho Assunção, a regional recebeu do governo do estado de Minas Gerais 6.320 doses da vacina CoronaVac, da farmacêutica chinesa SinoVac em parceria com o Instituto Butantan. Destes, conforme tabela abaixo, a regional de saúde dividiu o total em duas doses, conforme orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI), que exige que cada pessoa adquira duas doses da vacina.
Em entrevista ao Mais Vertentes, ontem (19), o Secretário Municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, informou, de maneira equivocada, a quantidade de doses recebidas pelo município: Segundo ele “chegaram 3.160 doses e vão ficar na cidade 2.122 doses”. O Secretário deve ter confundido doses com número de pessoas que serão vacinadas.
De acordo com a diretora da GRS SJDR, o município de São João del-Rei tem 4.244 doses que possibilitará imunizar 2.122 pessoas nesta primeira etapa de recebimento da vacina. Ela também informou que cada município deve seguir o PNI, do Ministério da Saúde, que recomenda iniciar a vacinação pelos profissionais da linha de frente da covid-19; em pessoas com 60 anos ou mais, em Instituições de Longa Permanência (ILPI); pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos, portadores de deficiência e a população indígena vivendo em terras indígenas (este último não é o caso de SJDR).
Segue abaixo a tabela com a quantidade de PESSOAS que serão imunizadas em cada município da microrregião nesta primeira etapa da vacinação:
A segunda dose da vacina, que já está devidamente guardada, será enviada daqui a 20 dias para os municípios pela Gerência Regional de Saúde de SJDR.
Mín. 12° Máx. 22°