Quinta, 22 de Abril de 2021 17:42
32 99936-6146
Saúde Vacina

Juiz de Fora é o município do interior que mais recebeu doses da CoronaVac

74% das primeiras vacinas recebidas por Minas Gerais já chegaram às Regionais de Saúde, segundo o governo do Estado

19/01/2021 13h38 Atualizada há 3 meses
711
Por: Thais Marques
A região de Juiz de Fora vai receber, ao todo, 33 mil doses da Coronavac neste primeiro lote. Aproximadamente 15 mil unidades ficarão na cidade. Foto: Leonardo Costa/Tribuna de Minas
A região de Juiz de Fora vai receber, ao todo, 33 mil doses da Coronavac neste primeiro lote. Aproximadamente 15 mil unidades ficarão na cidade. Foto: Leonardo Costa/Tribuna de Minas

A regional de saúde de Juiz de Fora recebeu o maior número de caixas com doses da vacina Coronavac, contra Covid-19, destinadas aos interior do Estado. Ao todo, serão 14 (que chegarão em dois voos). Na sequência, o município que vai receber mais caixas é Montes Claros, com 11 (veja a lista completa abaixo). Cada caixa contém cerca de 2.394 doses da vacina.

As 241 caixas chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite desta segunda-feira (18). Ao todo, 27 Regionais de Saúde do interior, além de Belo Horizonte, vão receber doses com a vacina.

A estratégia para que todas as 28 Superintendências Regionais de Saúde recebam o imunizante contempla 13 rotas de aeronaves (cinco aviões e três helicópteros) e duas rotas terrestres (Belo Horizonte, Divinópolis e Sete Lagoas), de acordo com o governo de Minas. A logística conta com o trabalho integrado da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros do Estado e do Gabinete Militar do Governador, Romeu Zema (Novo) .

O Ministério da Saúde determinou o envio de 577.480 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan a Minas Gerais neste primeiro lote de vacinas, que permitirão a imunização de cerca de 280 mil pessoas. Há expectativa de novas remessas nas próximas semanas.

Ao todo, 57% das vacinas estão sendo transportadas por aeronaves, as outras 43% foram transportadas por caminhões para as regionais mais próximas de Divinópolis, Sete Lagoas, além de Belo Horizonte. De acordo com o governo de Minas, 74% das primeiras vacinas recebidas por Minas Gerais já chegaram às Regionais de Saúde.

Veja o número de caixas destinadas à cada regional:

Juiz de Fora - 14 caixas
Montes Claros - 11 caixas
Uberlândia - 9 caixas
Divinopólis - 9 caixas
Pouso Alegre - 8 caixas
Varginha - 7 caixas
Coronel Fabriciano - 7 caixas
Barbacena - 6 caixas
Januária - 6 caixas
Uberaba - 6 caixas
Governador Valadares - 5 caixas
Teófilo Otoni  - 5 caixas
Ubá - 5 caixas
Sete Lagoas - 5 caixas
Itabira - 4 caixas
Patos de Minas - 4 caixas
Passos - 4 caixas
Ponte Nova - 3 caixas
São João Del Rei - 3 caixas
Diamantina - 3 caixas
Manhuaçu - 3 caixas
Alfenas - 3 caixas
Leopoldina - 2 caixas
Unaí - 2 caixas
Pedra Azul - 1 caixa
Pirapora - 1 caixa
Ituiutaba - 1 caixa

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, São João del-Rei já recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. O avião da Polícia Civil que trouxe as vacinas, pousou por volta das 08h30 no aeroporto Octávio de Almeida Neves, na Colônia do Marçal, trazendo as doses para a microrregião de São João del-Rei.

Em entrevista para o Mais Vertentes, o Secretário de Saúde, José Marcos de Andrade, confirmou a informação e divulgou a quantidade de doses. “Chegaram 3.160 doses e vão ficar na cidade 2.122 doses”. O Secretário ainda afirmou que as primeiras doses serão destinadas aos profissionais de saúde que estão atuando diretamente no combate à doença na cidade. Saiba mais.

Técnica em Enfermagem é a primeira vacinada contra a Covid-19 no Estado

A técnica de Enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, é a primeira a receber vacina em MG. Foto: Alexandre Resende /Nitro

A primeira imunizada contra a Covid-19 em Minas Gerais é a técnica de Enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, que há mais de uma década atua no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira. 

Além dela, outros quatro integrantes do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde e que atuam na linha de frente de combate à doença no Estado também foram vacinados em ato simbólico com a presença do governador Romeu Zema, segundo o governo do Estado.

A cerimônia foi realizada logo após a chegada do primeiro lote de imunizantes ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite desta segunda (18).

Grupos prioritários 

O Governo de Minas segue o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. De acordo com o plano, serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da saúde, entre equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, seguida de pessoas com mais de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas. Por fim, a população indígena vivendo em terras indígenas, de acordo com o governo do Estado.

Romeu Zema também declarou que professores serão prioridade na vacinação. O governador, na ocasião, não especificou em que grupo de prioridade a categoria será incluída.

 

Com informações do jornal O Tempo e da Agência Minas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Juiz de Fora - MG

Juiz de Fora - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Juiz de Fora - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 17h35 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

25° Sensação
4 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias