ATUALIZAÇÃO:
A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em São João del-Rei foi a auxiliar de serviços gerais, Eliane Antônia Alves, que atua na área Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia. Eliane recebeu a primeira dose da CoronaVac no saguão de acesso ao Laboratório Municipal, na UPA do bairro Caieira, na tarde desta terça-feira (19).
O evento, transmitido ao vivo pelas redes sociais, contou com as presenças de Adriana Rodrigues, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, que estava representando o prefeito Nivaldo de Andrade, o presidente da Câmara Municipal de SJDR, Stefânio Pires (PSL), a vereadora Mara Protetora dos Animais (PSC), além de profissionais da saúde e a imprensa apoiadora do governo. Infelizmente, o portal Mais Vertentes, entre outras mídias independentes, após intensa cobertura sobre a Covid-19 na cidade, não foram comunicadas, mesmo acessando as secretárias desde à tarde de ontem.
Segundo vídeo transmitido pelas redes sociais, ao ser questionada em como se sentia após a vacinação, Eliane respondeu: "Ótima, dever cumprido", e que só tem a agradecer a Deus pela aplicação.
Também receberam a primeira dose da vacina CoronaVac, a enfermeira da UPA, Patrícia, o enfermeiro Jaciel Eugênio Xavier, e os médicos Américo Calzavara Neto e Isabella Araújo. Todos atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. No 28º dia eles receberão a segunda dose da vacina.
ATUALIZADO EM 20/01 ÀS 16h42: O Secretário Municipal de Saúde de São João del-Rei, José Marcos, ainda não informou como será o plano de imunização da população. As primeiras doses da Vacina da Covid-19 chegaram na cidade na manhã desta terça-feira (19). O secretário, de maneira equivocada ou confusa, disse ontem que o município recebeu 2.122 doses da vacina que irão imunizar 1.061 pessoas - na verdade são 4.244 doses que irão imunizar 2.122 pessoas.
Segundo a agente de saúde da SMS, os próximos na fila para vacinação serão profissionais da saúde que atuam em instituições de idosos, trabalhadores de laboratórios que realizam testes para Covid-19 e idosos acima de 75 anos. Segundo a agente, "não existe a menor possibilidade da vacinação ocorrer em pessoas que não estejam contempladas nas fases iniciais de vacinação”, destaca.
Com informações: Pop News e rádio Emboabas