Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 05:31
32 999532355
Geral Nota de Repúdio

Nota de Repúdio: Mais Vertentes e Notícias Gerais são boicotados pela Prefeitura e casas de saúde de São João del-Rei

Os portais de notícias há tempos encontram resistências e dificuldades para obter informações emitidas pela Prefeitura Municipal e suas secretarias, a Polícia Militar de SJDR, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital N. S das Mercês.

19/01/2021 21h18 Atualizada há 1 mês
2.425
Por: João P. Sacramento
Prefeito Nivaldo de Andrade e seu famoso informe publicitário. Fala o que quer sem ser questionado. Foto: Prefeitura de São João del-Rei/MG - reprodução
Prefeito Nivaldo de Andrade e seu famoso informe publicitário. Fala o que quer sem ser questionado. Foto: Prefeitura de São João del-Rei/MG - reprodução

Os portais Mais Vertentes e Notícias Gerais, juntamente com outras mídias independentes (sem rabo preso com partido/político ou patrocinados  com dinheiro público), têm sido constantemente boicotados pela Prefeitura, entidades de saúde e a polícia militar de São João del-Rei.

O último acontecimento ocorreu hoje (19), no qual não fomos informados sobre a cerimônia que deu início à vacinação contra a Covid-19 na cidade. O evento ocorreu à tarde, no prédio da UPA, e contou com transmissão ao vivo de diversos veículos de imprensa coligados ou apoiados pela atual gestão pública.

A equipe do Mais Vertentes estava em contato constante com o Secretário Municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, que nos informou que o evento ocorreria na manhã de quarta-feira (20), porém, segundo ele, após ser procurado novamente sobre o evento que estava acontecendo na UPA, disse que "foi antecipado para hoje". O Notícias Gerais, a quem o mesmo secretário não concede entrevistas, só soube do evento por meio de uma fonte oficial que a atendeu após a vacinação ter sido iniciada. Nenhuma das mídias foi avisada sobre essa antecipação, exceto, claro, as mídias parceiras da prefeitura.

O fato de hoje não é isolado. As equipes do Mais Vertentes e Notícias Gerais há tempos encontram resistências e dificuldades para obter informações emitidas pela Prefeitura Municipal e suas secretarias, a Polícia Militar de SJDR, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital N. S das Mercês. A falta de retorno, ausências de transparência e profissionalismo geram um desserviço à população de São João del-Rei e região. As instituições não se mostram disponíveis em dialogar ou divulgar informações de interesse público, da mesma forma que ocultam fatos que são cobrados pela mídia (independente ou não).

Os portais Mais Vertentes e o Notícias Gerais realizam, desde o início da pandemia, uma cobertura regional ampla sobre a situação da Covid-19 por meio  de boletins diários sobre São João del-Rei, e as microrregiões de Barbacena e Lavras, além de matérias atualizando os cidadãos sobre o avanço do vírus no estado de Minas Gerais e em todo o país.

A diretora-executiva do Notícias Gerais, Najla Passos, também cobra mais profissionalismo da Prefeitura. “Vivemos a maior crise sanitária da nossa história recente, em que a informação pode salvar vidas. Por isso, é inadmissível que um órgão público, que deveria ser comprometido com a democracia e a liberdade de imprensa, adote este tipo de prática nociva ao interesse público”.

Para o editor-chefe do portal Mais Vertentes, Adriano Vianini, "atitudes como essas, especialmente por parte do poder público e casas de saúde, apenas confirmam e reforçam a falta de transparência das instituições, além do famoso 'clubinho' da área médica que há décadas administra a saúde da microrregião. Denúncias realizadas pelos portais Mais Vertentes, Notícias Gerais e outras entidades incomodam a velha política de São João del-Rei. Contudo, viemos para mostrar à sociedade de SJDR e região que este tipo de política não funciona mais, e que a imprensa também mudou e se profissionalizou na região", conclui.

Charge Aley. UOL Educação

Uma importante função da imprensa é informar: para ajudar os cidadãos a compreender os muitas vezes complicados processos nas esferas de poder, e conscientizar as pessoas de como as decisões tomadas nos níveis mais altos as afetarão. A imprensa também permite que as pessoas expressem e ouçam opiniões diferentes das pessoas que estão no poder. Quando o governo municipal se nega a conversar com os veículos jornalísticos ou barra o acesso desses em eventos de interesse geral, como o caso da vacinação de hoje, demonstra o desinteresse do poder público em manter seu povo informado, especialmente de um assunto de saúde pública como a Covid-19. Por outro lado, quando é de interesse próprio, dispõem-se a divulgar "publicidade institucional" ou somente àquilo que a convém, sem ser questionada e muito menos confrontada pela imprensa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 05h19 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

19° Sensação
4 km/h Vento
81% Umidade do ar
67% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias