Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 00:03
32 999532355
Saúde Vacina

São João del-Rei: Secretário de Saúde está avaliando a legalidade em divulgar a lista de vacinados

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os municípios obrigatoriamente devem informar quantas doses foram aplicadas e quantas pessoas estão sendo vacinadas

22/01/2021 16h29 Atualizada há 1 mês
611
Por: Thais Marques
José Marcos, Secretário Municipal de Saúde de SJDR, afirma que transparência sobre a vacinação será no site da prefeitura
José Marcos, Secretário Municipal de Saúde de SJDR, afirma que transparência sobre a vacinação será no site da prefeitura

ATUALIZAÇÃO: 18:34

Em entrevista à Rádio São João del-Rei, nesta sexta (22), o secretário municipal de Saúde, José Marcos, afirmou que “aguarda o parecer do Setor Jurídico da Secretaria para saber sobre a legalidade da divulgação dos nomes dos imunizados.” De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), os dados do quantitativo de doses que o município recebeu e quantas pessoas foram vacinadas deve ser público, o que o município ainda protela em fazer.

O Ministério da Saúde pediu para que os Estados e municípios sigam as orientações coordenadas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) durante a campanha de vacinação contra a Covid-19. A pasta reconheceu a autonomia dos entes federados na distribuição das vacinas, mas afirmou que o cumprimento das diretrizes é necessário para garantir uma imunização eficaz no País.

Em ofício enviado ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasem), o Ministério da Saúde afirmou que é "imprescindível' que todas as unidades de saúde da Federação cumpram as diretrizes para que o País tenha doses suficientes para imunizar, com duas doses, todos os que estão previstos neste primeiro ciclo da campanha."

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), “os dados e indicadores serão disponibilizados aos gestores, profissionais de saúde e público em geral por meio do painel. Salienta-se que os dados individualizados e identificados estarão disponíveis somente para os profissionais de saúde devidamente credenciados e com senhas, resguardando toda a privacidade e confidencialidade das informações, para acompanhamento da situação vacinal no estabelecimento de saúde.”

Ou seja, a responsabilidade sobre a transparência em relação às pessoas que estão sendo vacinadas, são das Casas de Saúde e do Secretário Municipal de Saúde, José Marcos. Segundo o secretário, “o site da Prefeitura estava em manutenção, mas a transparência das informações será feita por ele assim que for legal”.

A Secretaria de Saúde de São João del-Rei afirma seguir o Plano Nacional de Imunização e, segundo o Ministério da Saúde, os dados do quantitativo de doses e pessoas vacinadas por cada Casa de Saúde ou UBS’s, já que, segundo o PNI, os profissionais de saúde são prioridade na vacinação. O Ministério da Saúde abriu uma extensão em seu site oficial para o monitoramento nacional de quantas doses estão sendo aplicadas nos municípios.

Em apuração, a reportagem do Mais Vertentes fez a consulta na tarde desta sexta-feira (22) de quantas doses já foram aplicadas no município e, até o momento, nenhum dado foi atualizado. Confira a imagem abaixo:

Divulgação/Ministério da Saúde

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, a falta de informações e baixo número de vacinas prejudicam logística da vacinação contra Covid-19 em São João del-Rei. Também noticiamos que o Hospital das Mercês já iniciou a vacinação de seus colaboradores e em um evento realizado na UPA, São João del-Rei deu início à vacinação na última terça-feira (19).

Nossa reportagem foi informada, durante apuração nessa quinta (21), de que as UBS’s (Unidade Básicas de Saúde) já receberam as doses e que em cada uma foi direcionada a quantidade relativa aos trabalhadores da saúde que atuam nos locais. Ou seja, esta informação não está detalhada no Plano Municipal de Vacinação, mas o quantitativo já está estabelecido.

O vereador Igor Sandim (Podemos) encaminhou nessa quarta (20) um ofício à Secretaria de Saúde pedindo transparência na vacinação e para que seja estabelecida uma lista com todas as pessoas que estão sendo vacinadas. O anúncio foi feito pelo vereador em suas redes sociais.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Stefânio Pires (PSL), também encaminhou um ofício para o secretário José Marcos, em caráter de urgência, solicitando que seja elaborado um boletim diário da vacinação da Covid-19. O vereador diz que devem ser explanados o local de vacinação, quantidade de vacinados e quem são as pessoas que estão sendo vacinadas.

Em nota divulgada pelas redes sociais da Câmara Municipal, Stefânio solicitou ainda que esse boletim seja encaminhado a toda imprensa diariamente, como já é feito com o boletim epidemiológico.

 

 

 

Com informações do jornal O Tempo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 17° Máx. 24°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias