Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 00:36
32 999532355
Educação Denúncia

São João del-Rei: Professoras concursadas alegam que o formato da chamada visa privilegiar outras profissionais

As aulas da rede municipal retornam no dia 8 de fevereiro e chamada dos professores ocorrem nos próximos dias 25 e 26

22/01/2021 17h03
861
Por: João P. Sacramento
Muitos professores também estão usando a hashtag #foracintialeite” para protestar nas redes sociais. Foto: Reprodução / Redes Sociais
Muitos professores também estão usando a hashtag #foracintialeite” para protestar nas redes sociais. Foto: Reprodução / Redes Sociais

Diversas professoras concursadas da rede municipal de ensino de São João del-Rei, entraram em contato com o Mais Vertentes hoje (22), e alegaram que a chamada para os professores, da forma como propõe a Secretária Municipal, Cíntia Leite, visa privilegiar candidatos. “Falo em nome das professoras contratadas pela prefeitura Municipal de São João de del Rei. Estamos desesperadas, pois sempre conseguimos contrato e agora querem nos impedir de ter uma chance”, queixou-se a professora. 

“Mais uma vez a senhora Cíntia Leite, Secretária de Educação da rede municipal de São João de del-Rei, abusa de sua autoridade e deixa de fora muitas professoras aprovadas no concurso, com classificação dentro das possibilidades de conseguir uma vaga, mesmo estando classificada depois do número 105. Muitas classificadas na frente não comparecem por inúmeras questões (férias, tem outro emprego etc), e todo processo convoca pelo menos três  vezes o número de vagas.  Entendemos as questões de cuidado e saúde da pandemia, mas por que impedir que todos os aprovados participem? Se as vagas acabarem, tudo bem! Mas é uma injustiça no cenário educacional de quem realmente precisa trabalhar", justificou a professora.

Outra professora em contato com o portal "pede o apoio do prefeito Nivaldo de Andrade, dos vereadores Stefânio Pires e Lívia Guimarães, além da Janaine do Sind-UTE. Queremos participar da chamada e ter a oportunidade de trabalharmos nesse ano que segue difícil.  Muitas mães chefes de família estão desesperadas", ressaltou.

Muitos professores também estão usando a hashtag #foracintialeite” para protestar nas redes sociais.

Entenda o processo de convocação

Em entrevista, uma das educadoras afirmou que a Secretária de Educação já efetivou até o número 23 dos aprovados no concurso público. Com isso, segundo está nos documentos disponibilizados pela Secretaria, a convocação será para as pessoas da 24ª até a 64ª posição, às 9h do dia 25/01, para preencher o restante das 45 vagas remanescentes. A outra convocação, para as pessoas do 65ª ao 105ª, será no mesmo dia (25), às 14h, e outra convocação às 9hs do dia 26/01. 

O que as professoras alegam, segundo conversas com o Mais Vertentes, "existem mais ou menos 300, 350 pessoas aprovadas neste concurso”, e que a Secretária de Educação só irá permitir que as 105 primeiras pessoas classificadas participem do chamamento. Outra alegação, tendo em vista que as professoras já estão acostumadas com outras convocações em anos anteriores, sabe que essa contratação pode chegar até a pessoa de número 200 na listagem. 

A revolta das professoras está em saber que, mesmo a Secretária afirmando que fará outras chamadas para as vagas restantes, Cíntia não dará continuidade a partir do 106º colocado. A professora afirma que a responsável vai voltar ao início da lista. “Por exemplo, se tiver alguém na praia, essa pessoa vai poder ir lá e pegar. E a gente que tem uma classificação mediana, não vai ter a oportunidade de trabalhar”, lamentou a profissional. 

Outra denúncia feita pelas professoras, é referente às pessoas da lista, que teriam privilégios, segundo elas, “por terem relações de amizade com o prefeito”.

Outra reclamação frequente é em relação ao tratamento da Secretária de Educação, Cíntia Leite, com os profissionais da área. “Ela é autoritária, ela não dá voz para que possamos falar e explicar nossa situação, ela não escuta e não adianta argumentar com ela”. 

Nossa reportagem procurou a Secretária de Educação para esclarecer tais fatos, mas ainda sem sucesso. 

O que disse a secretária da Educação

A Secretária de Educação de São João del-Rei, Cíntia Leite, em entrevista para a rádio Emboabas, na manhã de hoje (22), afirmou que as aulas da rede municipal voltarão de forma remota no próximo dia 08 de fevereiro e aproveitou para falar do processo de contratação dos professores, que ocorrerá mesmo que as aulas permaneçam no modo remoto. 

Ela avisou que o documento da chamada já está no site da Secretaria Municipal de Educação, e reforçou que o chamamento para contratação respeitará as normas de segurança e distanciamento, amparados pela Guarda Municipal. O evento ocorrerá no Teatro Municipal de São João del-Rei, nos dias 25 e 26 de janeiro, às 9h e às 14hs. 

Segundo a secretária, só poderão entrar no teatro para acompanhar a chamada os professores classificados até o número 105 do concurso público realizado em 2018.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 00h30 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 25°

18° Sensação
1 km/h Vento
90% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias