O título oficial de Capital Mineira do Artesanato Têxtil foi concedido a Resende Costa, após o governador do estado, Romeu Zema sancionar a lei estadual 23.770 de 6/1/2021. Com isso, e o selo de procedência em fase de implantação, essas serão duas ferramentas fundamentais na busca pelo fortalecimento e pelo reconhecimento da atividade têxtil de Resende Costa.
“O título certamente irá fortalecer ainda mais a nossa identidade de cidade do artesanato”, reforça André Eustáquio Melo de Oliveira, secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura (SETAC).
Para André, “Resende Costa já é referência em Minas, e por que não dizer no Brasil, pelo artesanato em retalhos produzido aqui. Tapetes e colchas tecidos pelas mãos habilidosas e criativas dos nossos artesãos já foram temas de inúmeras reportagens na imprensa, inspiraram temas de estudos acadêmicos e até apareceram em cenários de novelas e minisséries da TV. Evidente que essa exposição do nosso artesanato torna Resende Costa ainda mais conhecida no país e procurada por turistas.”
De fato, o título reconhece a vocação e o talento dos artesãos resende-cretenses e confirma que essa bela e genuína cidade mineira é, sim, o recanto do artesanato e destino certo de quem deseja conhecer as belezas do município e a arte tecida por mãos criativas e talentosas, completa André.
“Esse título é uma grande conquista que precisa ser celebrada. Porém, acima de tudo, deve servir de incentivo e de inspiração para todos nós resendenses, a fim de valorizarmos as nossas tradições, o nosso patrimônio (material e imaterial) cultural e a nossa identidade. Mais ainda, irá valorizar o trabalho fantástico dos nossos artesãos e lojistas que, incansavelmente, fazem de Resende Costa referência para o turismo e para a cultura na região do Campo das Vertentes”, concluiu o secretário.
A cidade de Resende Costa agora é oficialmente a capital mineira do artesanato têxtil. O título foi concedido ao município por meio da lei estadual e o projeto que deu origem a essa legislação foi de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira, representante do Campo das Vertentes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
De acordo com Cristiano Silveira, a legislação vai ajudar a dar mais visibilidade ao município. “O título concedido à cidade vai ajudar na divulgação dos produtos, vai valorizar o comércio local e consequentemente atrair mais turistas. Isso vai impulsionar a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia e a cultura da região”.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 24°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 17° Máx. 23°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.