Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 09:08
32 999532355
Antena ANTENA!

ANTENA! Prefeito de São João del-Rei vira rainha da Inglaterra e cidade ganha primeira ministra

Os bastidores da política de São João del-Rei e região das Vertentes

27/01/2021 19h12 Atualizada há 1 mês
1.761
Por: Adriano Vianini
Charge: Mais Vertentes / David G. Ferreira
Charge: Mais Vertentes / David G. Ferreira

Prefeito comparado com a Rainha da Inglaterra

O prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) tem sido comparado constantemente com a Rainha Elizabeth, da Inglaterra. "Não larga o trono, não manda em nada, só aparece para fotos oficiais, e vive em seu Castelo/Sítio de Tiradentes". Já a Secretária de Governo, Adriana Rodrigues, virou uma espécie de Primeira Ministra de São João del-Rei. “Quem administra essa cidade sou eu!”.

Enquanto isso, no MPMG

Enquanto Nivaldo de Andrade reina em seu palácio/sítio de Tiradentes, sua equipe de secretários (Adriana Rodrigues, Stefânio Pires e o procurador geral do município, Paulo Jorge Procópio, entre outros) continuam a driblar o Ministério Público de Minas Gerais. Entre dezenas de TACs (Termo de Ajustamento de Conduta) firmados, poucos foram cumpridas na íntegra, e a prefeitura ainda não apresentou o novo organograma, nem data para o concurso público (uma das Lendas São-Joanense), renovou por mais seis meses o contrato com a empresa de transporte público, com a empresa de lixo e por aí vai! Com isso, a prefeitura, claro, ganha tempo para refazer o caixa (com impostos, claro), e postergar as promessas de campanhas e  cargos aos eleitores.

Caça às bruxas

Foto: OAB

A Prefeitura também decidiu “caçar" os funcionários públicos concursados que não “estejam em acordo com o que pede a nova - e antiga - gestão”. Prova disso, é que a Secretária Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Elvira Morethson, e o presidente da Câmara, Stefânio Pires, resolveram denunciar dois funcionários públicos de carreira, com mais de 20 anos na prefeitura, e abriram um processo administrativo para apurar supostas fraudes cometidas pelos mesmos e “tentar puni-los”. 

Em outro departamento, funcionários concursados da Secretaria de Fiscalização também foram “punidos” pois estavam "fiscalizando demais" durante a pandemia da Covid-19. A área também continua sem coordenação desde dezembro! Funcionários da Secretaria de Urbanismo, também chefiados pelos Morethson também relatam perseguição.

 

Primeira ministra

Adriana Rodrigues e
Prefeito Nivaldo de Andrade
Foto: Prefeitura de SJDR

Enquanto manda e desmanda na prefeitura e secretarias, Adriana Rodrigues tem dado o que falar. Além de desautorizar pedidos do seu chefe, o Prefeito Nivaldo de Andrade, a Secretária de Governo também tem sido alvo reclamações entre os funcionários. Segundo eles, Adriana entra nas salas das secretarias gritando e desrespeitando a todos.

 

 

Toma lá da Cá do Legislativo?

Dr. Marcus Rozzeto
Foto: TSE

Surpresa para alguns, certeza para outros. Após "orientar" os vereadores na votação que definiu a presidência da Câmara Municipal de SJDR, Rômulo Viegas (PSDB) disse que foi "por aliança política". Ele decidiu apoiar o atual presidente da Câmara, Stefânio Pires (PSL), braço direito do seu inimigo - ou amigo? - político, Nivaldo de Andrade (PSL). À partir daí, surgiram algumas possíveis pistas para essa troca de favores: Já foram nomeados,  Marcus Vinicius Rozzetto Silva (Dr. Marcus Rozzetto), que foi candidato a vereador pelo PSDB com 307 votos, para Procuradoria geral; e Samuel Benedito Siqueira, também do grupo PSDB, como Assessor Parlamentar do próprio Presidente da Câmara, Stefânio Pires.

O Assessor Parlamentar, Samuel B. Siqueira, também tem sido considerado, nos bastidores da Câmara, secretário do outro vereador do PSDB, o Edmar da Farmácia, no qual presta serviços constantemente. Dizem que Samuel também faz parte do “acordo Stefânio/Rômulo/Edmar”.

 

 

SOBE ⇑

Foto: TSE

Jania Costa (PTB)
Depois de ficar em segundo lugar nas eleições municipais de São João del-Rei, a ex-vereadora, cujo lema é saúde, foi nomeada Secretária Municipal de Saúde da histórica Tiradentes.

 

 

 

Foto: Internet

Sinara Campos (sem partido)
A ex-prefeita de Santa Cruz de Minas mal deixou a Prefeitura e já foi nomeada Secretária Municipal de Educação em Tiradentes.

 

 

 

Foto: internet

Adriana Rodrigues
Além de Secretária de Governo do atual prefeito, Nivaldo de Andrade, tornou-se a primeira ministra de São João del-Rei e manda e desmanda na prefeitura.

 

 

 

Foto: TSE

Stefânio Pires (PSL)
Conseguiu emplacar e tornou-se presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei graças ao apoio do PSDB, e da Mara Protetora (abaixo).

 

 

 

Foto: TSE

Gilberto Lixeiro (Avante)
Que de bobo não tem nada, não largou a carne - a Câmara Municipal de SJDR. Depois de terminar o mandato como vereador da cidade, Gilberto Lixeiro foi nomeado assessor parlamentar do vereador Edmar Da Farmácia (PSDB). Dizem, nos bastidores, e por ele mesmo, que quem manda é ele!

 

 

 

Foto: divulgação

Resende Costa
Cidade é oficialmente a Capital Mineira do Artesanato Têxtil. O título foi concedido ao município no último dia 06 de janeiro pelo governador Romeu Zema. Projeto foi de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira (PT).

 

 

Foto: Prefeitura 
de Tiradentes

Tiradentes / Santa Cruz de Minas / Conceição da Barra de Minas
As prefeituras das cidades têm divulgado, de forma mais transparente, a relação de profissionais vacinados com a primeira dose da CoronaVac. Enquanto isso, em SJDR … (abaixo)

 

 

 

DESCE ⇓

Foto: TSE

Mara des-Protetora (PSC)
Após o vazamento do áudio Toma Lá dá Cá, a nova vereadora esquivou-se da primeira votação da Câmara Municipal, que definiu a presidência da Casa. Por outro lado, já mostrou-se fazer parte da base aliada do atual prefeito, Nivaldo de Andrade, e não desgruda do atual presidente da Câmara, Stefânio Pires (PSL). Além disso, a vereadora que foi eleita pelo lema de "defensora dos animais", está sendo chamada de des-protetora, e havia anunciado uma nova castração gratuita de animais em janeiro, porém o mesmo foi cancelado sem nenhuma justificativa!

 

 

Foto: reprodução

Chá de sumiço do Dr Frederico (Patriota)
Nosso nobre Patriota e deputado federal, Dr. Frederico, tomou um chá de sumiço na pior fase da pandemia da Covid-19. Após enaltecer a cloroquina, defender e apoiar a reabertura das atividades econômicas, direcionar milhões de reais às campanhas eleitorais da região e as casas de saúde de São João del-Rei, onde disse que estavam preparadas para atender os pacientes da Covid-19, o deputado sumiu e os números da segunda onda não param de crescer.

 

 

 

Santa Casa
Foto: Internet

Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa de Misericórdia e Hospital de SJDR
As principais instituições de saúde da cidade, a administração pública e outros órgãos públicos ainda não estão preparados para lidar bem com a imprensa e a transparência. Acostumados com imprensa chapa-branca, ao invés de dialogar e mostrar, no mínimo, boa intenção, as instituições fecham as portas para os veículos de comunicação independentes.

 

 

Foto: Mais Vertentes

Lixo em SJDR
Quem passa pela cidade histórica de São João del-Rei, seja a turismo ou os próprios cidadãos São-Joanenses, não deixam de reparar a quantidade de lixo espalhada pelas ruas e praças, além da sujeira pelas ruas. Triste realidade!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Antena SJDR
Sobre Antena SJDR
Bastidores da política em São João del-Rei e Vertentes
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h51 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 24°

19° Sensação
1 km/h Vento
95% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias