Sábado, 08 de Maio de 2021 13:52
32 99936-6146
Especiais Castramóvel

Santa Cruz de Minas: Após recusa SJDR, castração de animais acontece na cidade vizinha

Depois de embargo da prefeitura são-joanense, “castramóvel” estaciona na cidade ao lado e beneficia mais de 500 animais da região

31/01/2021 11h01 Atualizada há 3 meses
1.934
Por: João P. Sacramento
Prefeito de Santa Cruz de Minas, Wagner de Almeida, apoio à causa animal. Foto: João Sacramento
Prefeito de Santa Cruz de Minas, Wagner de Almeida, apoio à causa animal. Foto: João Sacramento

Aconteceu na última sexta-feira (29), o último dia de castração gratuita de cães e gatos em Santa Cruz de Minas. O evento, que começou em São João del-Rei, teve que ser concluído na cidade vizinha após decreto do prefeito Nivaldo de Andrade (PSL). Ao todo, foram três dias de castração com o "castra-móvel”, e estima-se que tenham atendido mais de 500 animais.

 

O embargo de São João del-Rei

Mesmo com protocolos de segurança,
Prefeitura de SJDR disse que evento
"promoveu aglomeração.
Foto: João Sacramento 

Segundo o presidente do “Clube do Vira-Lata”, Felipe Dinali, o "castramóvel'' já havia estado em São João del-Rei em outras oportunidades, e o mesmo iria se repetir na última semana, nos dia 26, 27, 28 e 29. Porém, ainda de acordo com Dinali, eles “receberam uma negativa da prefeitura, por causa da aglomeração".  

Porém, Felipe afirmou que, além da questão veterinária ser considerada serviço essencial neste momento de pandemia, a ação que ocorria na APAE, não promoveu aglomeração, ou qualquer outro desrespeito às normas impostas pela Vigilância Sanitária. “Na Apae nós estávamos seguindo totalmente as recomendações. Cadeiras com 2 metros de distância uma das outras, álcool em gel liberado e medindo temperatura”, conta Felipe.

Porém, na terça-feira (26), os organizadores receberam a informação da negativa enviada pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei. De acordo com Felipe, “a secretaria de Fazenda veio e tentou notificar, para parar, só que eles perceberam que estava tudo certinho, então não notificou e falou que voltaria no outro dia pra conferir se estávamos seguindo as regras”. 

No final da tarde, ainda no dia 26, os organizadores da castração foram surpreendidos pelos fiscais da Vigilância Sanitária, “foi onde eles mandaram fechar. Nós fomos notificados e não recebemos mais nada”, conta Dinali. A partir disso, começou um processo para regulamentar a situação do evento de castração. Os organizadores afirmaram que procuraram o prefeito de SJDR, Nivaldo de Andrade (PSL), a secretária de Governo, Adriana Rodrigues, mas só obtiveram apoio da vereadora Lívia Guimarães (PT). 

Felipe conta que, após todo esse processo pela regulamentação, “nós conseguimos a autorização falada, mas não era algo escrito. Não tinha um documento escrito”, que era necessário para enviar a Juiz de Fora, sede da Aliança pela Defesa dos Animais, a Ong Ajuda, responsável pelo “castramóvel”.

 

O apoio em Santa Cruz de Minas

O prefeito de Santa Cruz de Minas, Wagner de Almeida (PL), que já havido sido avisado da castração na região, prontamente, após conversa com os organizadores, assinou um decreto autorizando a vinda do “castra-móvel” para Santa Cruz de Minas.

Segundo Felipe, “não houve, em momento nenhum, restrições para que nós viéssemos. Só vem”. O presidente do “Clube do Vira-Lata”, ainda conta que o prefeito foi muito solícito e se ofereceu para organizar a instalação do veículo de castração em Santa Cruz de Minas.

 

O que disse o prefeito de Santa Cruz de Minas

Em entrevista ao Mais Vertentes, Wagner afirmou que “adora os bichinhos”, e que o apoio da prefeitura se deu pois “não passa mais do que a obrigação da gente”. O prefeito não entrou em detalhes sobre a recusa em SJDR, mas confirmou que foi procurado pelos organizadores e que “resolveu abraçar a causa”. 

Wagner disse que, apenas no dia de hoje foram castrados mais de 120 cães, além de 80 procedimentos do dia anterior. “Nós estamos com as fichas guardadas. Muitas de São João, porque, como foi cadastrado lá, trouxe pra cá”. O gestor agradeceu a ONG Ajuda e manifestou interesse em trazê-los mais vezes para a cidade.

Para ele, a importância da castração é não aumentar a quantidade de animais abandonados na cidade. “Aqui em Santa Cruz têm um problema muito grande, o pessoal vem de outras cidades e tá soltando muito cachorro aqui. Na próxima vez que vier a ONG, nós vamos recolher os cachorros da rua e vamos castrar eles também”, se comprometeu o prefeito.

 

Mara : A “Protetora dos Animais”

Em São João del-Rei, no ano passado, a vereadora Mara Nogueira Souto, se elegeu pelo partido PSC e baseou sua campanha no apelo à causa dos animais. Com a alcunha de “Protetora dos Animais”, a vereadora eleita prometeu legislar pelos animais domésticos e de rua. Porém, não parece estar disposta a cumprir sua promessa.

Quando questionado sobre se houve apoio, ou intervenção, da vereadora Mara no processo de legalizar a castração em São João del-Rei, Felipe foi categórico: “Apoio nós não tivemos em momento nenhum, dela”. De acordo com ele, o mesmo não pode afirmar internamente, mas que Mara não se prontificou a apoiar a castração em São João.

Uma justificativa seria a de que o “Clube do Vira-Lata” é dos Protetores Independentes, do qual Mara não faz parte. A vereadora é conhecida por ser a responsável pela Sociedade Protetora dos Animais de São João del-Rei. 

Em conversa com moradores, que estavam no local para castrar seus animais, em alguns casos, são-joanense que tiveram que se deslocar até Santa Cruz de Minas para castrar seus animais, a fala, de um modo geral, era de indignação com a vereadora. Uma moradora, que preferiu não ser identificada, disse que Mara era “covarde” e que estava “traindo a causa de proteger os animais”, e que virou a "des-protetora dos animais", disse.

O Mais Vertentes entrou em contato com a vereadora Mara Protetora (PSC), desde sexta-feira, mas não recebemos retorno. O procurador geral da Câmara Municipal de São João del-Rei, Marcus Rozzeto, ligou na sexta-feira para a redação, também em nome da vereadora, preocupados com outra nota divulgada pelo Mais Vertentes, na coluna Antena! Pediram direito de resposta, mas até hoje, domingo (31), não recebemos.

O saldo baixo de castrações

Animais esperando ser castrado.
Foto: João Sacramento

Felipe afirmou que, se houve um apoio da administração de São João del-Rei, havia a estimativa de castrar um total de mais 600 animais, porém não foi o que aconteceu. O evento, que se encerrou na sexta-feira (29), fechou em Santa Cruz de Minas, após 3 dias, com pouco mais de 500 animais castrados. “A diferença é muito grande, e isso vai aumentando o número de animais abandonados. A castração é caso de saúde pública”, informa Felipe.

O evento castrou desde animais domésticos, até animais em situação de rua. 

 

Próximas visitas do castramóvel

Felipe Dinali não confirmou os próximos eventos de castração na região, mas os planos são de que eles voltem dentro de três meses. Segundo ele, após a negativa da atual gestão, “criou-se um mal-estar entre a ONG de Juiz de Fora e a prefeitura”, com isso, ele afirmou que não têm planos de voltar com o veículo de castração para São João del-Rei. A intenção é que os próximos eventos aconteçam em Lagoa Dourada, Resende Costa, São Tiago e Ritápolis, onde apareceram demandas.

 

Como ajudar

Felipe aproveitou para pedir a ajuda da população de São João del-Rei e região, para “apadrinhar” a causa animal, no “Clube do Vira-Lata”. O apadrinhamento pode ser feito através de qualquer valor financeiro, para ajudar a custear os tratamento dos animais nas clínicas veterinárias parceiras da instituição.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Cruz de Minas - MG

Santa Cruz de Minas - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Santa Cruz de Minas - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h29 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 21°

23° Sensação
3 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias