A prefeitura de Tiradentes volta às aulas na próxima segunda (8). De forma remota, a prefeitura já trabalha para amparar, com políticas públicas, os alunos que não possuem equipamentos ou acesso à internet. Apesar das dificuldades enfrentadas pela pandemia, o município se prepara para dar início a mais um ano letivo, e acredita que o maior desafio foi o de garantir a educação, ainda que de forma remota, a todas as pessoas.
A ideia partiu da Secretária de Educação, Sinara Campos, baseado em um questionário de consulta pública para o ano letivo de 2021. Após uma semana, o questionário obteve 194 respostas de estudantes, professores, diretores, orientadores, auxiliares educacionais e familiares de estudantes (representando as crianças) e ajudou a direcionar a secretaria a montar a melhor opção para a retomada das aulas.
Segundo Sinara, ela pôde observar uma preocupação nítida e insegurança tanto dos pais quanto dos profissionais de retornar sem o plano de vacinação, optando assim ainda neste primeiro semestre pelo retorno de forma remota (online).
Um novo projeto
A secretaria elaborou então um projeto multisetorial com a finalidade de oferecer suporte com equipamento ou internet para aqueles que não têm condições, o que influencia diretamente no acesso às informações. É um projeto que demanda recursos financeiros e parceiros, e que já está na fase de captação.
Existe hoje um déficit muito grande das famílias em ter tablets, estrutura e internet para que tenham acesso às aulas. Também é preciso pensar no professor que teve que se adaptar a esse novo formato.
O projeto para criação do Núcleo Permanente de Educação e Saúde será finalizado até o final do mês pensando em trabalhar questões que envolvam acompanhamento psicológico e social, tanto dos profissionais quanto das famílias para o que chamamos de "novo normal".
A matrícula
No próximo dia 08, Tiradentes dará início ao ano letivo e quem ainda não realizou a matrícula pode ir à Secretaria de Educação, na Rua Manoel Morais Batista Júnior, 502, Parque das Abelhas, procurar a Alessandra, na Secretaria Escolar.
É necessário levar a declaração escolar, certidão de nascimento da criança, cartão de vacina e comprovante de residência. Os horários de atendimento durante essa semana são de 08h30min às 11h30min, e, à partir de semana que vem em horário integral.
Um ano de mudanças
Sinara Campos acredita que o ano passado foi de aprendizado, tanto para os professores quanto para gestores, pais e alunos. “Fomos obrigados a nos adaptar para algo que ninguém estava preparado”.
Sinara também lamentou que os trabalhos ainda continuaram de forma remota esse primeiro semestre, porém ela aposta que com um planejamento pedagógico e administrativo mais organizado e eficiente, será possível minimizar os impactos causados na aprendizagem, por conta da pandemia.
“Sei do anseio de todos, das dificuldades dos professores e em especial dos pais e alunos, e nosso planejamento é para tentar fazer com que as coisas fiquem menos difíceis, se assim posso dizer. As aulas online em breve terão um novo formato, o material impresso ainda é muito importante e necessário e o projeto de acompanhamento social e psicológico são metas que queremos alcançar neste semestre”, finalizou a secretária de Educação.
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 24°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 25°
Sol com algumas nuvens