Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 15:45
32 999532355
Cidades Vacinação

Belo Horizonte inicia cadastro para vacinação de idosos acima de 89 anos

Registro será aberto a partir desta segunda-feira (08), podendo ser feito no próprio site da Prefeitura ou pelo telefone 156

05/02/2021 14h57
241
Por: Thais Marques Fonte: Estado de Minas
Pelo menos 57 mil idosos com 89 anos ou mais serão vacinados em Belo Horizonte. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Pelo menos 57 mil idosos com 89 anos ou mais serão vacinados em Belo Horizonte. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Depois de consolidar a vacinação dos profissionais de saúde em janeiro, os idosos com 89 anos ou mais residentes em Belo Horizonte serão os próximos a receber o imunizante contra o coronavírus na capital mineira. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (04/02) pela prefeitura. 

O grupo  está incluído na segunda fase, contemplada com 57,3 mil doses repassadas à capital. Não há data para o início da imunização.

A Prefeitura de Belo Horizonte não apontou se os imunizantes usados para vacinas idosos serão a chinesa Coronavac (em parceria com o Butantan) ou a AstraZêneca/Oxford, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Segundo o município, a inscrição para receber a dose será aberta na próxima segunda-feira (08/02) e poderá ser feita no próprio site da PBH ou pelo telefone 156 – disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e nos fins de semana e feriados das 7h às 20h, na opção 2.

O pedido pode ser feito pela própria pessoa – com 89 anos completos até o dia 28 de fevereiro –, um parente ou um responsável da mesma.

Após o cadastro, servidores farão o contato por telefone com os idosos, para realizar o agendamento da data da vacinação em domicílio ou em um posto de vacinação indicado.

A imunização começará tão logo os cadastros e agendamentos forem confirmados. Os critérios estabelecidos serão atestados durante a visita da equipe ou no posto de vacinação, para a confirmação de que todos os idosos estejam dentro do grupo estabelecido.

“Nesse momento em que recebemos vacinas a conta-gotas, temos que selecionar a população da primeira à quarta fase e fica difícil. A logística é um pouco mais complicada. Estamos vacinando os trabalhadores da atenção primária, depois os trabalhadores das instituições da saúde suplementar que não estão nos hospitais, junto com os idosos. É um processo lento e esperamos vacinar essa população-alvo o mais rápido possível”, afirma o infectologista Unaí Tupinambás, integrante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na capital mineira.

Até o momento, 70.391 pessoas foram vacinadas na capital mineira nos 220 pontos de imunização. A cidade recebeu 193.820 doses vindas do Ministério da Saúde e já distribuiu 158.993 para serem repassadas aos cidadãos. A Prefeitura apontou que somente 98 pessoas receberam a segunda dose.

Na fase inicial de imunização, a Prefeitura de Belo Horizonte vacinou pelo menos 63 mil profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia. Os critérios determinados pelo Ministério da Saúde serão respeitados sistematicamente, com preferência aos grupos de risco, para diminuir gradativamente a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria.

Unaí entende que os resultados da queda de ocupação de leitos e de óbitos por COVID-19 só serão concretos quando uma boa parcela da população que hoje integra os grupos de risco.

“A redução dos atendimentos nos hospitais vai ocorrer quando tiver vacinação de um contingente maior dos vulneráveis. A população acima de 89 anos é uma faixa etária importante, mas sabemos que temos de atingir também os idosos acima de 60 anos, que têm ocupado os leitos dos hospitais e evoluem para quadros mais graves. Quando vacinarmos cerca de 90% do público-alvo, que infelizmente não será agora por causa da falta de vacinas, teremos um grande controle dos casos mais graves e dos óbitos”, diz o infectologista.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Belo Horizonte - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 15h28 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 24°

23° Sensação
14.6 km/h Vento
47.8% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias