Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 16:16
32 999532355
Cidades Sindcomércio

São João del-Rei: Sindcomércio completa 75 anos

A instituição está completando 75 anos de atuação em prol dos empresários são-joanenses

08/02/2021 12h04 Atualizada há 3 semanas
60
Por: João P. Sacramento
Arte: Sindcomércio SJDR / Divulgação
Arte: Sindcomércio SJDR / Divulgação

O Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de São João del-Rei (Sindcomércio) completa “Bodas de Brilhante”. São 75 anos de história e atuação em prol do empresariado são-joanense e do desenvolvimento econômico local. Representante legal da classe patronal, o Sindcomércio é o responsável por defender os interesses dos empresários nas negociações coletivas.

Segundo nota divulgada pela instituição, além de representar as cerca de cinco mil empresas existentes na base territorial de São João del-Rei, o Sindcomércio reúne aproximadamente 300 associados que possuem à sua disposição serviços e soluções para as mais diversas áreas das empresas, como assessoria jurídica, capacitações, consultorias em gestão, desenvolvimento setorial e convênios nas áreas da saúde e educação, entre outros. Todos esses benefícios são extensivos a funcionários e seus dependentes.

Arte: Sindcomércio SJDR / Divulgação

A história

A entidade começou sua vida autônoma, em 1942, como Associação Profissional do Comércio Varejista de São João del-Rei. Quatro anos depois, transformou-se em Sindicato do Comércio Varejista de São João del-Rei, tendo como presidente fundador o empresário José do Carmo Barbosa. Assim, em  17 de janeiro de 1946, tornou-se entidade sindical de primeiro grau integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (SICOMÉRCIO), filiada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio/MG).

Em 14 de julho de 1989, o Sindcomércio ganhou sede própria, inaugurada na Rua Antonio Rocha, nº 1, no centro da cidade. Já em 10 de março de 2009, a entidade tomou um novo rumo, passando a representar os segmentos de bens e serviços. Assim, foi denominado Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de São João del-Rei (Sindcomércio), com a missão de assegurar às empresas representadas condições necessárias para alcançar resultados de excelência com sustentabilidade e crescimento, contribuindo com o desenvolvimento e a responsabilidade social.

Em 5 de Março de 2018, foi criado o Conselho de Jovens Empreendedores (SindJovem), braço executivo do sindicato. Formado por jovens lideranças empresariais, este conselho foi o pioneiro no Estado através do sistema Fecomércio e atua no desenvolvimento de ações em prol do associativismo, do fortalecimento econômico e da responsabilidade social. O Sindcomércio também realiza um trabalho destinado ao crescimento de setores considerados estratégicos para o município por meio de suas Câmaras Setoriais.

O Sindcomércio integra o sistema da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que representa cerca de 4,5 milhões de empresas. Este sistema, que abrange as federações estaduais - no caso do Estado, a Fecomércio-MG -, os sindicatos, o SESC e o SENAC, responde por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera aproximadamente 25,5 milhões de empregos diretos e formais.

Representação

O sindicato patronal, como o próprio nome indica, é a instituição responsável por representar os empregadores e atuar protegendo os seus interesses, sejam eles econômicos, profissionais ou sociais. Essa organização tem previsão legal no título V da CLT a partir do art. 511. A vinculação ao sindicato está prevista na legislação. Ele atua representando as empresas da categoria frente ao sindicato dos empregados, especialmente nas negociações coletivas, por meio de convenções e dissídios.

Também é papel do sindicato patronal trazer à tona temas de interesse da classe econômica, no sentido de auxiliar empresas da categoria em diversas frentes. “Com foco no tripé representatividade-prestação de serviços-desenvolvimento local, o Sindcomércio tem papel importante ao lado dos empresários são-joanenses, muitas  vezes assumindo o protagonismo de ações e conquistas que lidera em favor da classe que representa.”

O equilíbrio nas convenções coletivas, ao defender os interesses dos empresários, sem prejudicar os trabalhadores, é enfatizado pelo corretor de imóveis Eustáquio Coelho Resende. Além disso, ele destaca o papel atuante do Sindcomércio junto aos órgãos públicos, principalmente prefeitura, durante a pandemia. Uma ação pautada na defesa do funcionamento do comércio local, dentro das restrições e normas de segurança, e na busca de melhor qualidade de vida às pessoas trancadas em casa, muitas em estado depressivo. “A gente tenta fazer o melhor para a cidade, procurando convencer as pessoas a evitar aglomerações, e divulgar isso”, conclui o empresário que é membro do conselho fiscal.

De acordo com o seu presidente Wainer Haddad, “por tudo o que vimos, podemos afirmar que a existência do Sindcomércio e a importância de as empresas participarem desse tipo de organização é um aspecto essencial para representar e reivindicar os direitos de toda uma classe. Além disso, a entidade defende princípios que favorecem a economia e alavancam a competitividade no mercado”.

Com o apoio de importantes parceiros, como instituições do Sistema S e o Poder Público, e principalmente dos seus associados, o Sindcomércio São João del-Rei é hoje referência entre os sindicatos estaduais vinculados à Federação do Comércio de Minas Gerais, assumindo o protagonismo na defesa dos interesses da classe que representa, conclui a nota da instituição.

Com informações: Jornal das Lajes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 16h11 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 24°

24° Sensação
18.2 km/h Vento
55.2% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias