Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 16:24
32 999532355
Saúde Vacinação

Idosos 90+ serão os próximos a vacinarem contra Covid-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização. SJDR a vacinação ainda continua um mistério!

Governo de Minas Gerais afirma que as próximas remessas serão destinadas ao restante dos trabalhadores da saúde e aos idosos com 90 anos ou mais. Em SJDR, alunos de medicina da UFSJ alegam não terem sido vacinados e que a SMS priorizou universitários da instituição privada.

08/02/2021 13h07 Atualizada há 3 semanas
412
Por: Thais Marques
Deverão ser imunizados os idosos acima de 90 anos. Foto: Fábio Marchetto
Deverão ser imunizados os idosos acima de 90 anos. Foto: Fábio Marchetto

Minas Gerais recebeu nesse domingo (07), mais 315,6 mil doses de vacinas Sinovac/Butantan para a quarta etapa da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no Estado. Pessoas com 90 anos ou mais serão as próximas a serem vacinadas no estado, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e confirmadas pelo Governo do Estado de Minas. Nesta fase, a meta é imunizar mais 6% dos trabalhadores de Saúde, totalizando 73% desse público.

Os riscos de agravamento e óbito pela Covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários. De acordo com Nota Técnica publicada pelo Ministério da Saúde, foram avaliados a transmissão comunitária e o sobrerrisco para morte por Covid-19, relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a 8,5 para hospitalização e 18,3 para óbito entre idosos com 90 anos ou mais.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI) para aplicação da vacina nos grupos contemplados em cada fase e a ampliação para o restante da população será feita à medida que novas remessas forem enviadas pelo MS. 

De acordo com a SES, com as doses recebidas até o momento, a previsão é de que o estado imunize aproximadamente 67% dos trabalhadores da saúde e 100% dos demais grupos prioritários desta primeira etapa. As próximas remessas serão destinadas ao restante dos trabalhadores da saúde e aos idosos acima dos 90 anos. 

Posteriormente, conforme Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.314, de 29 de janeiro de 2021, os idosos não institucionalizados deverão receber a vacinas já nas próximas fases, seguindo a seguinte ordem de prioridade:

  • pessoas de 80 anos e mais;

  • pessoas de 75 a 79 anos;

  • pessoas de 70 a 74 anos;

  • pessoas de 65 a 69 anos;

  • pessoas de 60 a 64 anos.

Situação em São João del-Rei e região

A Gerência Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de São João Del-Rei ainda não informaram quais serão os próximos passos da vacinação da cidade. A SMS parou de emitir relatórios com número de pessoas vacinadas há uma semana. O município também não divulgou a lista de profissionais vacinados conforme cobrados por vereadores, imprensa e sociedade.

A Secretaria Municipal de Saúde segue coletando informações de pessoas idosas acamadas e profissionais de educação física.

Enquanto cidades vizinhas já vacinaram até atendentes de farmácias e drogarias particulares, em São João Del-Rei continua um mistério. Segundo denúncia recebida pelo Portal Mais Vertentes,  o município já vacinou alunos de medicina da universidade Uniptan e não conseguiu vacinar os alunos da UFSJ. "Em contato com a prefeitura, os profissionais de saúde e alunos da Federal foram informados de que a cidade não tem mais doses e que os alunos da universidade particular Uniptan foram vacinados com doses que "estavam sobrando", o que não é verdade, visto que ainda faltam diversos profissionais de saúde já formados e em atividade na cidade que ainda não foram vacinados (então como assim "estavam sobrando?" Estava sobrando ou houve irregularidade para beneficiar a Universidade particular a troco de negociações outras?). Enquanto isso, profissionais e internos do curso de medicina da Federal seguem em atividade, expostos à Covid-19 e sem respaldo quanto à vacinação. O assunto está sendo levado para ser pauta no Conselho Municipal de Saúde, dada a gravidade da situação", relata.

Estamos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e a UFSJ, mas ainda sem sucesso. Em breve mais informações.

 

Com informações da Agência Minas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 16h11 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 24°

24° Sensação
18.2 km/h Vento
55.2% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias