Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 04:33
32 999532355
Saúde Covid-19

Mortes de idosos por Covid-19 superam a população de 558 cidades de MG

A quantidade de óbitos é equivalente a 65% dos 853 municípios em menos de 11 meses de pandemia

08/02/2021 13h27 Atualizada há 2 semanas
174
Por: Thais Marques
Idade avançada e imunidade mais baixa atestam a vulnerabilidade dessa população frente à Covid-19. Foto: Hoje em Dia
Idade avançada e imunidade mais baixa atestam a vulnerabilidade dessa população frente à Covid-19. Foto: Hoje em Dia

O número de mortes no principal grupo de risco da Covid-19 em Minas reforça o alerta máximo aos idosos. Em menos de 11 meses de pandemia, 12.631 pessoas com mais de 60 anos perderam a vida após contrair o vírus. A quantidade de óbitos é maior do que a população de 558 cidades do Estado – equivalente a 65% dos 853 municípios.

A comparação foi feita com base em estimativas do IBGE. Idade avançada e imunidade mais baixa atestam a vulnerabilidade dessa população frente ao novo coronavírus. 

Presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano reforça os riscos. “Às vezes, eles (idosos) têm órgãos comprometidos que precisam estar funcionando perfeitamente para combater quadros graves. Se você tem um pulmão acometido, precisa de um coração muito bom para fazer frente a esse grave problema pulmonar. Se o idoso tem um coração frágil, não fará frente às demandas.”.

Também infectologista e integrante do Comitê de Combate à Covid-19 em Belo Horizonte, Carlos Starling acrescenta que essa parcela da população, em geral, já é portadora de outras doenças. “Como hipertensão e diabetes. Assim, são mais vulneráveis a qualquer infecção”.

“Boa parte dessas pessoas mora sozinha. Portanto, vulneráveis à contaminação a partir de terceiros ou da necessidade de sair da residência. Assim, são expostos a aglomerações”, acrescenta o especialista, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Mudar esse cenário é algo urgente. Para isso, destaca o médico, o papel da família é fundamental. “Cuidar, assistir, mas também não ser fonte de exposição”. Ele lembra que muitas pessoas que vivem com idosos saem e se aglomeram, levando o vírus para dentro de casa.

 

Com informações do jornal Hoje em Dia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 04h27 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

19° Sensação
4 km/h Vento
81% Umidade do ar
67% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias