Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 15:26
32 999532355
Cidades Impasse

São João del-Rei: Nivaldo pede a Zema um Estádio Municipal, que seria construído em terreno doado para a UFSJ

Em reunião com o governador Romeu Zema (Novo), prefeito de São João del-Rei pede a construção de um estádio no município, e retoma a antiga polêmica entre a Prefeitura e a UFSJ. Zema não se manifestou!

09/02/2021 15h57 Atualizada há 2 semanas
1.436
Por: Thais Marques
Da esquerda para a direita, o deputado federal Charles Evangelista (PSL), a deputada federal Delegada Sheila (PSL), o prefeito de SJDR, Nivaldo de Andrade (PSL) e o governador Romeu Zema (Novo). Foto: Reprodução/redes sociais
Da esquerda para a direita, o deputado federal Charles Evangelista (PSL), a deputada federal Delegada Sheila (PSL), o prefeito de SJDR, Nivaldo de Andrade (PSL) e o governador Romeu Zema (Novo). Foto: Reprodução/redes sociais

O Prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), participou de uma reunião com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e outros prefeitos da região no dia 1º de fevereiro, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. Acompanhado do deputado federal, Charlles Evangelista, presidente do PSL-MG, e da deputada estadual, Delegada Sheila (PSL), Nivaldo pediu apoio de Zema para a construção de um Estádio Municipal em São João del-Rei.

Fazendo confusão com o tempo em que um clube de futebol profissional de SJDR está fora da Elite, ao afirmar que são 90 anos e não 50, Nivaldo em seu comentário, divulgado em suas redes sociais, relembrou uma antiga disputa entre a Prefeitura de São João Del-Rei e a Universidade Federal (UFSJ), sobre um terreno localizado dentro das dependências do Campus Tancredo de Almeida Neves, o CTan.

“Eu tenho um terreno grande lá que eu consegui… A Universidade Federal de São João del-Rei, eu fiz um comodato dela pela Prefeitura, de 30 anos para eles (UFSJ), mas o terreno é da gente. Eu acho que São João del-Rei, depois de 90 anos tá na primeira divisão, eu acho que merece um estádio, né? Quem sabe… Pelo menos se não der para terminar, começar. Já imaginou?”, questiona Nivaldo à Zema.

Nivaldo também afirmou que “o governo do PT pegou todo o dinheiro dos municípios e jogou nos candidatos do PT para reeleger eles (deputados)”. “Eu não levei nenhum convênio, nenhum real eu levei, levou meu. Agora já pensou, o senhor tá pagando o deles, pagando em dia e começar um estádio em São João del-Rei?”, argumenta Nivaldo.

Zema ainda não respondeu.

 

Impasse na disputa por terreno entre UFSJ e a Prefeitura Municipal de São João del-Rei

Área requerida pela Prefeitura de SJDR no
CTAN que hoje é ocupada pela UFSJ.
Foto: Google Earth

A Prefeitura Municipal de São João del-Rei enviou em março de 2019 um ofício à Universidade Federal informando a retomada de posse, imediata, da área de 33 hectares (não construída) dos 128 hoje ocupadas pelo Campus CTAN, na região do Patronato/CTAN, pertencente ao Município. 

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, na ocasião, a UFSJ, representada pelo então reitor, Prof. Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira, respondeu ao ofício alegando "desconhecimento do Município sobre as áreas que detém". 

Em ofício, o reitor informou que “a UFSJ não ocupa área alguma do Município de São João del-Rei” e defende que a área hoje ocupada pelo Campus CTAN "foi definida em termo de comodato ratificado por termo de cessão de uso, que estabeleceu a área de 85ha 95a 28ca para a UFSJ”. 

A UFSJ reforça ainda que "a área reservada ao Município de 33ha, por força de cessão à COPASA, em razão da construção da ETE COPASA, já se encontra na posse do Município” e que, portanto, “não há área reservada ao Município de São João del-Rei ocupada pela UFSJ”.

Ná época, Adriana Rodrigues, secretária de Governo da Prefeitura de São João del-Rei, contou ao Mais Vertentes que em 2002, o prefeito Nivaldo de Andrade (PSL), realizou contrato de comodato com a UFSJ para liberação da área do Patronato/CTAN de 128 hectares, reservando 33ha para a prefeitura. 

Na mesma época, segundo Adriana, foi formalizado em Contrato de Comodato e enviado à Câmara Municipal de SJDR em forma de Lei 7.555/86 no qual foi votado e aprovado.

A Secretária de Governo informou ainda que em 2008 o ex-prefeito de SJDR, Sidney Antônio de Sousa - Sidinho do Ferrotaco - (PSDB), e o ex-reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis, fizeram um aditivo no contrato alterando a área de forma irregular e ainda sem enviar para aprovação da Câmara Municipal o que, segundo ela, descaracteriza a legalidade do aditivo.

"Para dispor de qualquer coisa do Município tem que pedir autorização da Câmara Municipal, pois o prefeito não é dono de nada do Município. E quando foi realizado o aditivo não houve autorização da Câmara, portanto esse aditivo não tem validade”, afirma a secretária.

Para a Adriana Rodrigues, "a prefeitura não está querendo desocupar a faculdade, pelo contrário. Dos 128 hectares, a Prefeitura só está requerendo os 33 hectares em contrato”, e que, segundo ela, “o restante o prefeito - Nivaldo de Andrade - pensa em transferir definitivamente como doação para a UFSJ”, informou Adriana na ocasião.

Estádio Municipal como promessa de campanha

Após sua reeleição, em dezembro de 2020, durante uma entrevista, Nivaldo afirmou que “enquanto não acabar a Covid, não vai mexer em nenhum projeto grande”, ao ser questionado sobre o Estádio Municipal que prometera construir para receber jogos do Athletic Club e de clubes da região das Vertentes. “Acabou o Covid, nós vamos começar o campo”, afirmou Nivaldo na ocasião.

Em janeiro de 2021, o Mais Vertentes divulgou que  Prefeitura de São João del-Rei irá o valor de R$ 120 mil ao Athletic Club referente a um termo de fomento firmado através de inexigibilidade de licitação. O repasse foi autorizado pela Lei Nº 5.620 aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Nivaldo Andrade (PSL), no dia 9 de dezembro de 2020.

Os valores, segundo a Prefeitura, se referem a apoio a atletas que representem o município em competições estaduais, nacionais ou internacionais em 2020. O valor será pago em três parcelas de R$ 40 mil cada. Os recursos são próprios, oriundos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 15h07 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 24°

20° Sensação
5 km/h Vento
92% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias