Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 15:34
32 999532355
Cidades Vacinação

Lavras: Vacinação de idosos com 89 anos começa hoje

CoronaVac tem até 100% de eficácia acima de 60 anos, aponta estudo chinês

17/02/2021 14h04
136
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Ilustrativo
Foto: Internet / Ilustrativo

A Secretaria Municipal de Saúde de Lavras está ampliando os grupos de pessoas imunizadas no município e começa a aplicar as vacinas contra a Covid-19 nos idosos com 89 anos nesta quarta-feira, 17. A vacinação acontecerá no PSF 17 – Dirceu de Castro Rezende, localizado na rua Antônio Lúcio Ferreira, 320, Bairro Dona Wanda, a partir das 8h.

O sistema de drive-thru estará disponível, para que os idosos possam ser imunizados sem precisar descer do carro. Para a vacinação, é preciso levar um documento de identidade com foto, CPF, cartão de vacinação, cartão do SUS e um comprovante de endereço.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Lavras recebeu 5.670 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo que 3.256 pessoas já receberam a primeira dose, e 1.999 já foram imunizadas com as duas doses. Foram reservadas vacinas para a segunda dose, que ainda não foram aplicadas, e para pacientes acamados, com 90 anos ou mais, que seguem sendo atendidos em casa.

100% eficaz em 60+

Um estudo feito com 422 pacientes voluntários na China mostrou que a vacina contra a COVID-19, a CoronaVac produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, demonstra eficácia e eficiência em detectar anticorpos em pessoas acima de 60 anos que tomaram as duas doses. A faixa etária estudada foi de média de idade de 65,8 anos e 66,8 anos. A pesquisa foi publicada na revista científica The Lancet Infectious Diseases em 3 de fevereiro de 2021.

Esse é o primeiro artigo que aponta resultados da CoronaVac em idosos, um dos grupos mais suscetíveis a complicações do novo coronavírus. Os dados publicados na Lancet, contam com a revisão de diversos cientistas, e é um passo importante para a confiança na eficiência do imunizante.

Segundo o médico coordenador do LabCovid (laboratório credenciado pela Fundação Ezequiel Dias), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), José Cherem, a conclusão desse estudo atesta que a CoronaVac é bem tolerada e duas doses de 3 microgramas foram suficientes para desencadear a resposta imune após 28 dias.

“De maneira geral, o aparecimento de anticorpos sugere fortemente imunidade contra a doença. Esse estudo demonstra o desenvolvimento dos anticorpos em idosos, associado a baixos efeitos colaterais com segurança. O acompanhamento dessa e de qualquer outra vacina contra a COVID-19, devem continuar sendo alvo de acompanhamento para determinação precisa de sua eficiência, ou seja, necessitam passar pelo crivo do tempo”, explica Cherem.

Ainda segundo o coordenador do LabCovid, a regra é que quem desenvolve os anticorpos não adoece. “O grande questionamento agora é por quanto tempo esses anticorpos permanecem no organismo”, pontua José Cherem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lavras - MG

Lavras - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Lavras - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 15h28 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 24°

23° Sensação
14.6 km/h Vento
47.8% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias