Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 05:12
32 999532355
Saúde Vacinação

São João del-Rei: Vacinação contra a Covid-19 entra em recesso de Carnaval

Já o governador Romeu Zema (Novo), informou que o estado conta somente com 130 mil doses e sem perspectiva de nova remessa do Governo Federal.

17/02/2021 14h15 Atualizada há 1 semana
379
Por: Adriano Vianini
Foto: Internet / Ilustrativo
Foto: Internet / Ilustrativo

Colaborou: João Pedro Sacramento

Com cinco dias de vacinação contra a Covid-19 paralisada, devido ao ponto facultativo do período de Carnaval, São João del-Rei parece não ter pressa para imunizar os idosos com 90 anos ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde não divulga os dados sobre a quantidade de pessoas já imunizadas, sendo que o último relatório foi emitido em 27 de janeiro, e pelo andar da carruagem - pois aqui até o trem é  mais rápido - não teremos esses dados tão cedo.

Diferente dos municípios vizinhos que aproveitaram o feriado de Carnaval para imunizar os idosos, nossa equipe de jornalismo entrou em contato com algumas Unidades Básicas de Saúde de São João del-Rei (UBS), desde segunda-feira (15), mas não fomos atendidos. O decreto de nº 9.150, de 27 de janeiro de 2021, afirmou que os únicos serviços de saúde que funcionaram foram a UPA, para atendimentos de urgência e emergência, e o Posto de Saúde do Matozinhos, mas apenas para atendimento de casos suspeitos de Covid-19, mas sem vacinação. 

Com as vacinas em recesso, provavelmente, a vacinação deve ser retomada amanhã (18), em São João del-Rei. Hoje, 17, os postos municipais continuam fechados e sem atendimento ou vacinação. Também tentamos contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas sem sucesso.

Vacinados em SJDR segundo Vacinômetro do Governo de Minas

Na falta de informações do próprio município, o Governo de Minas disponibilizou o Vacinômetro - ferramenta de monitoramento do número de indivíduos vacinados contra a Covid-19 no estado e por município. Segundo a ferramenta, São João Del-Rei já vacinou 2.911 pessoas das 6.652 doses recebidas. Segundo o Vacinômetro do Governo de Minas, 2.792 profissionais da saúde e 119 idosos em instituições de Longa Permanência de SJDR já receberam a vacina. Porém, segundo informa o próprio governo, os dados são atualizados diariamente mas não garantem consistência se o município não atualizar com as informações corretas. Consulte o Vacinômetro aqui.

Fonte: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro

 

Preocupação no estado de Minas

Ao contrário do que disseram o governador Romeu Zema (Novo), e o secretário municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, que afirmaram que o estado e o município estavam prontos para a vacinação contra a Covid-29; nesta terça-feira (16), Zema disse que está em negociação com o Ministério da Saúde para a aquisição de novas doses de vacina. 

O governador informou ainda que irá se reunir com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, hoje (17), para discutir a questão dos imunizantes. Ele também disse que reforçará junto ao chefe da pasta a necessidade de habilitação de novos leitos de UTI para pacientes com COVID-19.

A pressão ao governo federal ocorre num momento em que Minas conta somente com 130 mil doses de vacina. De acordo com o governo, foram enviadas pelo Ministério da Saúde o total de 1.171.180 doses, sendo que 1.168.060 foram repassadas às unidades regionais de saúde e outras 1.033.023 aos municípios.

Segundo o Painel Vacinômetro, foram aplicadas 396.116 vacinas e apenas 120 mil pessoas já receberam a segunda dose no estado. Dessas, 109.069 são profissionais da saúde, 9.308 idosos em instituições de longa permanência, 388 possuem algum tipo de deficiência, e 2.129 pertencem à população indígena aldeada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 04h57 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

19° Sensação
4 km/h Vento
81% Umidade do ar
67% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias