Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 10:01
32 999532355
Saúde Vacina

São João del-Rei: Secretaria de Saúde emite novo ofício sobre grupos que estão sendo vacinados

Grupo de profissionais de Saúde foi ampliado e idosos ainda aguardam sua vez de tomar a vacina.

18/02/2021 15h36 Atualizada há 1 semana
1.545
Por: Thais Marques
Foto: Ivan Andrade
Foto: Ivan Andrade

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu nesta quinta-feira (18), um novo ofício sobre a vacinação para os grupos de profissionais de Saúde em São João del-Rei. A aplicação de doses em idosos com 90 anos ou mais ainda está sendo feita pela SMS, deixando para outro momento outros grupos de idosos prioritários, considerados pelo Ministério da Saúde como prioridade. 

A vacinação em idosos a partir dos 60 anos, residentes em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência maiores de 18 anos residentes em residências inclusivas (institucionalizadas) será realizada, de acordo com a SMS. 

Contudo, o grupo de profissionais de Saúde foi ampliado, o que pode postergar ainda mais a vacinação dos idosos, considerados como prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, devido aos riscos de agravamento e óbito por Covid-19, além da vulnerabilidade social. 

De acordo com o ofício emitido pela SMS, o grupo de profissionais de Saúde a ser vacinado nesta etapa consiste em: 

  • Médicos;

  • Enfermeiros;

  • Técnicos;

  • Auxiliares de enfermagem;

  • Bioquímicos;

  • Profissionais técnicos de laboratórios;

  • Radiologistas de clínicas de radiologia oral;

  • Farmacêuticos;

  • Balconistas e caixas de farmácias;

  • Motorista do serviço de Saúde; 

  • Trabalhadores da Atenção Primária;

  • Fisioterapeutas;

  • Fonoaudiólogos;

  • Nutricionistas;

  • Psicólogos;

  • Secretárias de consultórios médicos;

  • Auxiliares de serviços gerais de clínicas que atuam todos dias (no mínimo 40 horas semanais);

  • Cuidadores de idosos (que não sejam filhos ou parentes dos idosos);

  • Doulas.

Ampliação do grupo de profissionais de Saúde

De acordo com a SMS, para os balconistas e caixas de farmácias houve levantamento prévio junto aos proprietários, que descreveram a função de cada funcionário. Assistentes Sociais de clínicas de atendimento médico que mantiveram atividade durante a pandemia foram considerados como serviço essencial e também serão contemplados.

Sobre as secretárias dos consultórios médicos, a SMS afirma ser obrigatório a apresentação dos alvarás sanitários dos estabelecimentos e documentação que detalhe e comprove o vínculo empregatício, assinados pelo responsável pelo alvará. Segundo a SMS, profissionais que realizam procedimentos estéticos não serão contemplados neste momento.

Filhos e parentes de idosos não serão considerados no grupo de Cuidadores. Para este grupo, a SMS afirma ser preciso apresentação de documentos originais e xerox, sendo eles a carteira de trabalho, comprovando a função, além de uma declaração do empregador descrevendo idade e endereço do idoso. 

As Doulas (assistentes de parto) devem apresentar o certificado de formação e contrato de trabalho/carteira, registrando a atividade presencial e assinatura dos empregadores, contendo endereço de residências e contatos de no mínimo 5 gestantes.

No ofício, a SMS diz que a responsabilidade na veracidade das informações está sujeita a verificação e a implicações legais. “A omissão de informações ou informações falsas implicam em responsabilidades legais”, afirma.

Estratégias e “transparência”

Eliene Freitas, coordenadora do Setor Epidemiológico, ligado à Secretaria de Saúde de São João del-Rei, disse em uma reunião no dia 12 de fevereiro, que são 514 doses destinadas aos idosos acima dos 90 anos e 232 para profissionais de saúde que ainda não foram vacinados. Para evitar aglomeração de idosos com profissionais de saúde que ainda não receberam suas doses, a SMS afirmou, na ocasião, que estavam priorizados nas UBS’s os idosos.

Neste novo ofício, a SMS diz que, mediante o recebimento de frascos com 10 doses da vacina, “as Unidades de Saúde estarão realizando agendamento/abertura do frasco caso não haja na fila número suficiente de profissionais para abertura do mesmo'' e que “caso as informações não sejam suficientes, o profissional poderá solicitar mais esclarecimentos ou comprovantes se necessário”.

O agendamento é recomendado no período da tarde para a aplicação no dia posterior para o período da manhã. A segunda dose será aplicada na mesma UBS em que a pessoa tomou a primeira. Segundo a Secretaria, as informações serão atualizadas de acordo com o recebimento de doses no município.

O Mais Vertentes teve acesso ao novo ofício após constatar que o mesmo foi encaminhado apenas a uma rádio da cidade e não toda imprensa, conforme vem sido prometido pelo secretário de Saúde, José Marcos, ao alegar que “transparência é essencial em todo serviço público”. Após abordarmos o Setor de Epidemiologia, recebemos o documento na íntegra.

No ofício não foi detalhado quantas doses foram distribuídas até o momento no município. Em entrevista concedida há três semanas, José Marcos afirmou que 1.866 pessoas foram vacinadas na primeira fase da campanha de vacinação no município. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no dia 27 de janeiro, pela SMS, 1.780 pessoas receberam as primeiras doses da vacina. Ou seja, em 24 horas, 86 pessoas foram vacinadas em São João del-Rei.

Fonte: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro

Na falta de informações do próprio município, o Governo de Minas disponibilizou o Vacinômetro - ferramenta de monitoramento do número de indivíduos vacinados contra a Covid-19 no estado e por município. Segundo a ferramenta, São João Del-Rei já vacinou 2.911 pessoas das 6.652 doses recebidas. 

Segundo o Vacinômetro do Governo de Minas, 2.792 profissionais da saúde e 119 idosos em instituições de Longa Permanência de SJDR já receberam a vacina. Porém, segundo informa o próprio governo, os dados são atualizados diariamente mas não garantem consistência se o município não atualizar com as informações corretas. 

Foram aplicadas 396.116 vacinas e apenas 120 mil pessoas já receberam a segunda dose em Minas Gerais, de acordo com o Vacinômetro. Dessas, 109.069 são profissionais da saúde, 9.308 idosos em instituições de longa permanência, 388 possuem algum tipo de deficiência, e 2.129 pertencem à população indígena aldeada. Consulte o Vacinômetro aqui.

PNI e população idosa

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), os riscos de agravamento e óbito por Covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários.

Segundo a Nota Técnica publicada pelo Ministério no dia 09 de fevereiro, foram avaliados a transmissão comunitária e o risco de morte por Covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a ser 8,5 vezes maior para hospitalização e 18,3 vezes maior para óbito entre idosos com mais de 90 anos ou mais.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaína Passos, explica que a população preconizada pelo Ministério da Saúde é estratégica, porque são idosos com maior probabilidade de desenvolver formas mais graves da doença e irem a óbito. “A imunização desse grupo é de extrema importância para reduzir os casos de covid-19 e a necessidade de internação”, explica. 

Posteriormente, conforme Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.314, de 29 de janeiro de 2021, os idosos não institucionalizados deverão receber a vacinas já nas próximas fases, seguindo a seguinte ordem de prioridade:

  • pessoas de 80 anos e mais;

  • pessoas de 75 a 79 anos;

  • pessoas de 70 a 74 anos;

  • pessoas de 65 a 69 anos;

  • pessoas de 60 a 64 anos.

Com informações da Agência Minas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h52 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 24°

19° Sensação
1 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias