A variante britânica do coronavírus foi detectada em Barbacena. A informação foi confirmada através de um estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com informações, a presença da variante originária do Reino Unido, a B.1.1.7, foi identificada em 16 cidades do país, sendo quatro em Minas Gerais: a capital Belo Horizonte; Betim, na Região Metropolitana; Araxá, no Alto Paranaíba; e Barbacena, no Campo das Vertentes.
Em nota, a Prefeitura de Barbacena informou que o município ainda não recebeu nenhum tipo de notificação com confirmação do caso e que também não foi comunicada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A cepa também foi detectada no Rio de Janeiro (RJ), Campo dos Goytacazes (RJ), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Primavera do Leste (MT), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Americana (SP), Santos (SP), Valinhos (SP), São Sebastião do Passé (BA) e Barra do São Francisco (ES).
O estudo também ocorreu em parceria com a Rede Corona-Ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Hermes Pardini e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Brasil
Um levantamento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, confirmou 204 casos de variantes do coronavírus no Brasil. Os dados foram compilados a partir de notificações recebidas pelas secretarias estaduais de saúde até este sábado (20).
Na ocasião, foram identificados 20 casos da variante do Reino Unido, sendo 11 em São Paulo, seis na Bahia, dois em Goiás e um no Rio de Janeiro, no entanto, a pasta ainda não confirma a presença da cepa britânica em Minas Gerais.
Siga nossas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e Youtube
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 24°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 25°
Sol com algumas nuvens