Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Cidades Investigação

Vacina: MP investiga fura-filas, acidente e ladrões na região

O Ministério Público de Minas Gerais está apurando as denúncias de furto e irregularidades na vacinação da Covid-19

26/02/2021 às 13h43
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Internet / Ilustrativo
Foto: Internet / Ilustrativo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) já está apurando denúncias sobre furtos de vacinas contra a Covid-19 e sobre fura-filas em municípios da região, como São João del-Rei, Barbacena, Antônio Carlos e Alfredo Vasconcelos.

Na cidade de Barbacena, o órgão investiga, principalmente, denúncias referentes a fura-filas e a desobediência da lista prioritária, enquanto em São João del-Rei foi registrado também furto e desaparecimento de vacinas.

São João del-Rei

No último dia 28 de janeiro, três vereadores de São João del-Rei compareceram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, após denúncia de que dois frascos de vacinas haviam desaparecido, e pediram esclarecimentos à administração da unidade sobre o caso. Além disso, eles cobraram a divulgação dos dados dos vacinados, ação que vem sendo realizada por diversos municípios.

No dia 11 de fevereiro, um acidente envolvendo um veículo da Prefeitura de São João del-Rei, que transportava vacinas, resultou na perda de 16 doses do imunizante e dois frascos não foram localizados. Internautas questionaram a veracidade do acidente. A Polícia Rodoviária Federal afirma a legitimidade do acidente, perém, os dois frascos não foram localizados.

Barbacena

A chefe de Vigilância em Saúde da prefeitura, Andressa Guedes Duque, relatou à imprensa local que no município, “assim como o país todo, enfrentou, e enfrenta, a falta de ética de alguns profissionais e pessoas, que utilizaram de seus cargos para se beneficiarem no processo de vacinação contra a Covid-19”. De acordo com ela, os casos são acompanhados pela Secretaria de Saúde e encaminhados ao Ministério Público.

O que diz o MP

De acordo com o MPMG, diversas denúncias foram recebidas pelo órgão, que está apurando cada ocorrência. “Várias representações anônimas foram feitas ao MP quanto a possíveis fura filas e possível descompasso entre os planos nacional, estadual e municipais de vacinação, sendo que apurações iniciais estão sendo realizadas, não havendo qualquer conclusão”.

Em relação aos casos específicos de furto e desaparecimento de doses em São João del-Rei, o MP afirma que também está investigando. “Quanto ao possível furto de dois frascos de vacinas e o acidente com veículo, o MP tomou conhecimento dos fatos e diligenciou nos autos do procedimento administrativo que acompanha as medidas municipais relacionadas à covid-19, sendo que outras medidas e investigações poderão ser instauradas conforme o desenrolar dos fatos e necessidade demonstrada”, declara Flávio Pena, da Diretoria de Imprensa do MPMG.

Ainda segundo o MPMG, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Barbacena informou que recebeu “manifestações feitas via Ouvidoria do MPMG sobre possível violação à ordem dos grupos prioritários prevista no Plano Nacional de Vacinação contra covid-19, referente aos hospitais de Barbacena que estariam vacinando profissionais de saúde que não estão na linha de frente e também trabalhadores de setores administrativos”.

A Promotoria disse ainda que “foi instaurado o procedimento administrativo para apuração da denúncia, no qual foi expedida recomendação aos hospitais para observância rigorosa da ordem estabelecida no Plano de Vacinação e requisitadas as listas de profissionais vacinados com respectivo cargo na instituição hospitalar”.

Outros municípios

A Promotoria de Justiça também recebeu manifestações de possível descumprimento da fila referentes a Alfredo Vasconcelos e Antônio Carlos, sendo instaurados os procedimentos administrativos para apurar as denúncias.

Com informações: Notícias Gerais

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias