Quinta, 22 de Abril de 2021 18:05
32 99936-6146
Cidades Denúncia

São João del-Rei: "Quicumbi" está fechado há um ano e há denúncias de favorecimento

Denúncias afirmam que funerária particular teria privilégios no Cemitério Municipal de São João Del-Rei

26/02/2021 13h46 Atualizada há 2 meses
1.131
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Ilustrativo
Foto: Internet / Ilustrativo

O Cemitério Municipal de São João del-Rei, que é administrado pela prefeitura, está fechado para visitação desde o início da pandemia do novo coronavírus, aproximadamente há um ano. Revoltados, moradores e familiares reclamam da má gestão do local e reivindicam o direito de visitar os túmulos de seus entes queridos. Além disso, há denúncias de que uma funerária particular esteja com privilégios no cemitério onde, segundo denúncias, "as gavetas são priorizadas para a Funerária Resende e o chão para os que não podem pagar".

Construído em 1898, o cemitério fica localizado no bairro das Fábricas e é popularmente chamado de "Cemitério do Quicumbi". As denúncias usam como argumento o fato de São João del-Rei estar na Onda Amarelo do Minas Consciente, abrindo bares e permitindo festas com até 100 pessoas, mas que não reabre o cemitério para visitação.

 

Privilégios da Funerária Resende

Ainda na denúncia com relação ao cemitério, foi alegado que as gavetas disponíveis no Quicumbi são de exclusividade da Funerária Resende, e que, nos demais casos, com relação a outras funerárias, inclusive a Municipal, “vão para o chão”, afirma. 

O Mais Vertentes entrou em contato com a Funerária Resende para esclarecer as denúncias. Em entrevista exclusiva, o gerente-geral da unidade de São João del-Rei, Herivelto Benfenati Júnior, negou que a funerária tenha exclusividade nas gavetas do cemitério municipal. Herivelto ainda afirmou que o relacionamento que a empresa tem com a administração do Quicumbi é a mesma que os outros cemitérios.

Mesmo com o cemitério está fechado, e a funerária não oferece o serviço de manutenção dos túmulos, Herivelto acredita que, com a cidade na Onda Amarela do Minas Consciente - que permite abertura de bares, academias e até festa - que o cemitério do Quicumbi deva ser reaberto para visitação.

A Administração

Outra denúncia é acerca da administração do local, que seria ilegal. Segundo fontes próximas à prefeitura, a administradora do Cemitério Municipal, também é a responsável pela Casa Lar, de acolhimento de crianças e jovens órfãos. Por lei, uma mesma pessoa não pode gerir duas pastas ligadas a órgãos públicos. “Como uma pessoa está em dois lugares ao mesmo tempo?”, questiona a denúncia.

Ainda de acordo com a fonte, a “máfia do cemitério municipal”, como ele nomeou, movimenta grande volume de dinheiro e que não é de conhecimento público, pois, de acordo com ele, as pessoas focam apenas na questão do asfalto. 

O Mais Vertentes procurou a coordenadora da Funerária Municipal, Beth Silva, mas não conseguimos contato. Estamos abertos para uma declaração da Administração do Cemitério Municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 17h56 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

25° Sensação
4 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias