Sábado, 08 de Maio de 2021 13:46
32 99936-6146
Cidades Covid-19

Lavras: Após surto de Covid-19 em Internato e Comunidade Itirapuã, Prefeitura emite nota de esclarecimento

Após testagem em parceria com a UFLA, município consegue contornar a situação, apesar dos 171 casos positivos

10/03/2021 15h49
317
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Reprodução
Foto: Internet / Reprodução

No último dia 23, a Vigilância Epidemiológica Municipal de Lavras recebeu uma denúncia por telefone,  que afirmou a ocorrência de alguns possíveis casos de Covid-19 em um internato localizado na zona rural de Lavras, próximo à comunidade de Itirapuã. A equipe de Vigilância em Saúde esteve no local para investigar o possível surto. 

Durante a investigação, a equipe constatou que haviam pessoas infectadas e já estavam em isolamento, em suítes com capacidade para quatro pessoas. A instituição apresentou protocolo de biossegurança, que foi analisado e aprovado pela Vigilância Sanitária de Lavras. Ao mesmo tempo foi verificado que não estavam acontecendo aulas presenciais.

Já no dia 25, a instituição levou alguns internos sintomáticos para receberem atendimento no Hospital de Campanha da Unidade de Pronto Atendimento de Lavras (UPA) e realizarem o teste antigênico. Cinco pacientes apresentaram exames positivos para Covid-19. 

Devido à rápida evolução, no dia 26, foram coletadas, pela equipe de Vigilância em Saúde, 40 amostras para análise de RT-PCR, no fluxo Funed/UFLA. A triagem dos pacientes foi realizada pela equipe de saúde do internato, com auxílio da Vigilância em Saúde, para identificação dos contactantes. O resultado foi liberado no dia 01 de março e foi alarmante. Dos 40 exames realizados, 31 tiveram resultados positivos.

No último dia 03, a Vigilância em Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Lavras / Labcovid, realizou um inquérito censitário, coletando amostras de 235 pessoas, dentre residentes e funcionários da instituição. O resultado da investigação diagnóstica do surto foi divulgado na última sexta-feira, 05, e foi de 126 casos positivos. Neste mesmo dia, representantes da Vigilância da Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária fizeram levantamento dos trabalhadores do internato que residem fora da instituição e nova inspeção sanitária.

Felizmente, todos os funcionários que residem na comunidade de Itirapuã ou na cidade testaram negativo. Não existem casos hospitalizados e todas as medidas sanitárias cabíveis foram implantadas e estão sendo monitoradas pela Vigilância em Saúde. Foi feita ainda coleta de amostra de superfície, para realizar o teste RT-PCR, que determina como está o nível de contaminação dos ambientes, trabalho realizado pela LabCovid/UFLA em parceria com a Prefeitura de Lavras, por meio da Vigilância em Saúde.

Estão sendo tomadas todas as providências cabíveis, desde o primeiro dia em que a Secretaria de Saúde / Vigilância em Saúde tomou conhecimento dos fatos iniciais. Já foram realizadas três inspeções sanitárias, feito levantamento de dados pela Vigilância da Saúde do Trabalhador, assim como investigações epidemiológicas em curso. Todos estes trabalhos estão sendo orientados e acompanhados pela Superintendência Regional de Saúde / Varginha, além do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS). 

Até o momento, foram testadas para Covid-19, 301 pessoas (na UPA e no LabCovid), destas 171 pessoas tiveram resultados positivos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lavras - MG

Lavras - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Lavras - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h29 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 21°

23° Sensação
3 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias