Por determinação do Governo de Minas, a macrorregião Centro-Sul, onde estão inseridas São João Del-Rei, Congonhas, Lafaiete, Barbacena e mais de 100 municípios, deverá adotar a Onda Roxa do Minas Consciente a partir de sábado (13). A decisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), após reunião do Comitê Extraordinário da Covid-19.
O portal Mais Vertentes confirmou a informação com o Secretário Adjunto de Saúde do Estado de Minas Gerais, Marcelo Cabral Tavares, que informou que ficou decidido que todas as regiões irão entrar na Onda Roxa do Plano Minas Consciente a partir deste sábado (13), inclusive as microrregiões de São João Del-Rei, Congonhas, Lafaiete, Barbacena e diversos municípios da região.
Participaram da reunião secretários de saúde, prefeitos e outros representantes da gestão em saúde. Na Onda Roxa, há toque de recolher durante a noite e só é permitido o funcionamento de serviços essenciais. Além disso, a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado.
Ainda, de acordo com o Secretário Adjunto de Saúde, a regressão para a Onda Roxa perdurará por 15 dias com o objetivo de reduzir a taxa de contágio da Covid-19.
Diferentemente da adesão opcional das prefeituras ao plano nas demais ondas, na fase Roxa o caráter impositivo pelo estado de Minas.
Atualmente, Minas Gerais tem 946.556 casos confirmados de coronavírus e 20.087 óbitos em razão da doença. Na última semana, houve um aumento de 5% no número de infectados e mortes na pandemia.
ONDA ROXA
Na fase mais restritiva para enfretamento à pandemia a princípio tem duração de 15 dias e só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio dos municípios e da Polícia Militar. As regras para os municípios que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; e realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.
São considerados serviços essenciais:
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 24°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 25°
Sol com algumas nuvens