Sábado, 08 de Maio de 2021 14:05
32 99936-6146
Nossa Gente Nota de Falecimento

Barroso: Devido à Covid-19, cidade se despede do poeta Paulo Terra aos 89 anos

Autor do hino da cidade estava internado desde sábado; O enterro será restrito a família

16/03/2021 12h48 Atualizada há 2 meses
286
Por: João P. Sacramento
Foto: Divulgação / Prefeitura de Barroso
Foto: Divulgação / Prefeitura de Barroso

Faleceu na tarde desta segunda-feira (15), aos 89 anos, o poeta barrosense Paulo Terra. Ele estava internado desde sábado no Hospital de Barroso devido a complicações da Covid-19. Devido a pandemia, o poeta será sepultado hoje sem velório. 

O prefeito Anderson Geraldo de Paula decretou luto oficial de três dias no município. Em nota divulgada à imprensa, o prefeito afirmou que "falar de Paulo Terra é falar da história de nosso município. Barroso reconhece e agradece o grande trabalho deste homem. Ao poeta, mestre e professor, nossa gratidão”.

Sr. Paulo, como era conhecido em Barroso, nasceu em Luminárias, no dia 1º de março de 1932. Filho de Pedro Terra e Rosina Silva Terra, o poeta cursou o primário no grupo Aureliano Pimentel, em São João del-Rei. Completou sua formação no seminário local e se diplomou em Ciências, Filosofia e Letras na Faculdade Dom Bosco.

Em 1955, ingressou na fábrica de cimento Barroso, trabalhando com brilhantismo e destaque em diversos setores da empresa. Figura muito importante na área educacional de Barroso, criou e dirigiu com renomado realce o Losango, órgão educativo e publicitário da empresa. Posteriormente, foi um dos mais brilhantes mestres do antigo Ginásio São José, posteriormente ajudando na sua refundação nos anos 90, quando atuou como vice-diretor.

Em 1968 compôs a letra do Hino Municipal de Barroso, que conta com melodia do Maestro Francisco Leitão. Paulo Terra compôs também o hino de Dores de Campos. Ele foi ainda colunista do jornal impresso Barroso EM DIA, por mais de 10 anos e, mensalmente, escrevia sobre a cidade e os barrosenses.

Paulo Terra foi casado com a senhora Dilce Mendonça Terra, falecida em 2019, com quem teve 8 filhos.  “Barrosense apaixonado por Barroso, amigo extraordinário, faz jus a categoria de dileto, para os que o admiram. É um excepcional prazer tê-lo como uma das melhores relações afetivas ``, disse o barrosense Mário Braz de Souza, em dezembro de 1998.

Em vídeo, divulgado em suas redes sociais, Antônio Claret, ex-candidato à prefeitura, afirmou que “nós perdemos nosso maior poeta. Um dos maiores barrosenses do século XX e XXI”. Claret ainda aproveitou para agradecer o poeta, que está no livro recém-lançado do sociólogo. “O legado de Seu Paulo sobrevive, e sobreviverá, sempre que fizermos cultura e educação na nossa cidade”, concluiu o político em sua homenagem.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barroso - MG

Barroso - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Barroso - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h55 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 21°

23° Sensação
3 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias