Moradores de diversas cidades mineiras estão relatando pelas redes sociais que as lojas do grupo Zema, da família do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), estão funcionando em alguns municípios, mesmo após o governador decretar em todo o Estado a Onda Roxa com lockdown pelo Minas Consciente. Há denúncias, até o momento, nas cidades de Bom Sucesso, Conselheiro Lafaiete, Dores de Campos e Manhumirim, de que lojas da marca continuariam recebendo clientes presencialmente.
O grupo Zema encontrou uma justificativa legal para manter-se aberto. Com mais de 300 filiais em Minas, a Zema também presta serviços de correspondente bancário, em que as pessoas pagam contas de água e luz, por exemplo. Esse serviço pode continuar funcionando presencialmente mesmo na Onda Roxa, justifica a empresa.
Em nota, o grupo Zema informou que “a orientação é a permissão de entrada de um cliente por vez para realizar o pagamento, tomando todos cuidados preventivos, como obrigação do uso de máscara, distanciamento e álcool em gel disponível na entrada da loja”.
Na unidade de Bom Sucesso, o portal Mais Vertentes recebeu diversas fotos de moradores contestando a abertura da loja de móveis. Vale lembrar ainda, que o portal denunciou, nesta semana, que a prefeitura de Bom Sucesso ignora lockdown e determinações da Onda Roxa.
Em Conselheiro Lafaiete, o portal Fato Real denunciou, nessa quarta-feira, que "loja de família do governador funciona em Lafaiete mesmo sem prestar serviços essenciais".
Nossa reportagem ligou na unidade de Bom Sucesso e um funcionário garantiu que a loja faz apenas entregas por delivery. Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Bom Sucesso e foi informada de que o prefeito, Porfírio Roberto da Silva, conhecido como Beto (DEM), não tem comparecido à Prefeitura por estar se recuperando de uma cirurgia.
Vale lembrar que o governador não participa da administração da empresa desde 2016.
Zema flexibiliza mais uma vez a Onda Roxa
O governador Romeu Zema anunciou, na noite dessa segunda-feira (15), que a partir de hoje, quarta-feira (17), todas as regiões de Minas Gerais entrarão na Onda Roxa, para conter a disseminação da covid-19. A princípio, a medida terá validade por 15 dias. Leia mais!
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 24°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 25°
Sol com algumas nuvens