Sábado, 08 de Maio de 2021 12:44
32 99936-6146
Cidades Dengue

São Tiago: Cidade corre alto risco de surto de Dengue

Em Mercês de Água Limpa, também foi ligado o alerta para o mosquito; População é protagonista no combate de criadouros

19/03/2021 18h31
220
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Reprodução
Foto: Internet / Reprodução

Além de covid-19, São Tiago sofre com a ameaça de um surto de dengue. É o que revela Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Lira), finalizado pelo setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta (18).

Entre os 236 imóveis vistoriados na cidade, o Índice de Infestação Predial atingiu 4,7%. Valor classificado como de alto risco, segundo critérios do Ministério da Saúde (MS). Para que seja satisfatório, o Índice deve estar abaixo de 1% (veja tabela abaixo).

Em janeiro deste ano, o Lira de São Tiago estava em 2,8%, considerado em estado de alerta pelo MS. O crescimento do índice preocupa o coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Joel Amâncio de Oliveira, que faz um apelo para toda a população.

“É importante que, pelo menos uma vez por semana, os moradores façam vistorias em suas residências. Eles devem ficar atentos a objetos que podem acumular água, porque é ali que a larva se desenvolve e se transforma no mosquito. É uma atitude de responsabilidade social, que depende do trabalho conjunto entre população e poder público”, declara Oliveira.

Os principais focos de Aedes aegypti foram encontrados nos seguintes depósitos:

Oliveira explica que o depósito “C” é o mais preocupante. “Os outros, nós conseguimos remover, mas o C é fixo. Então, é importante destacar o papel do cidadão na limpeza desse tipo de reservatório”.  

Em São Tiago, o Lira foi feito entre os dias 1º e 05 de março. Os resultados chegaram só agora, porque é preciso esperar o laudo laboratorial de análise das larvas coletadas.

Mercês de Água Limpa   

Os dados do Lira obtidos no distrito também são alarmantes. Dos 258 imóveis vistoriados, o Índice de Infestação Predial atingiu a marca de 3,1%, classificação de alerta, segundo o MS.

Em janeiro passado, o Índice estava em 2,2%, também classificado como de alerta. Os principais focos de Aedes aegypti em Mercês de Água Limpa foram encontrados nos seguintes depósitos:

O Lira em Mercês de Água Limpa foi realizado entre os dias 02 e 11 de março.

Com informações: Prefeitura de São Tiago

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Tiago - MG

São Tiago - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São Tiago - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 12h28 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 22°

19° Sensação
25.5 km/h Vento
61.4% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias