Sábado, 08 de Maio de 2021 13:32
32 99936-6146
Esportes Campeonato Mineiro

Athletic Club se despede de Loco Abreu: Após o marketing, segue o jogo!

Uruguaio trouxe autoestima para a torcida, para o clube e a lição para o Esquadrão de que o profissionalismo é importante dentro e fora das quatro linhas

22/03/2021 15h46 Atualizada há 2 meses
550
Por: Thais Marques
A torcida do Athletic recebeu em festa o jogador uruguaio em São João del-Rei. Foto: Thaís Marques/Mais Vertentes
A torcida do Athletic recebeu em festa o jogador uruguaio em São João del-Rei. Foto: Thaís Marques/Mais Vertentes

Athletic se despede de Washington Sebastián Abreu Gallo, Loco Abreu, após quatro partidas disputadas pelo Esquadrão no Campeonato Mineiro. A maior promessa da temporada elevou a autoestima do torcedor e do clube, dentro da campanha de marketing que um jogador com o peso de Loco Abreu pode proporcionar, mas a promessa de ser além de uma estratégia de marketing deixa a lição de que o clube de São João del-Rei precisa se profissionalizar mais dentro e fora das quatro linhas.

A vinda de Loco Abreu foi anunciada com êxtase no dia 03 de fevereiro, pelo diretor de futebol, Fábio Mineiro. A negociação, na ocasião, já estava ocorrendo há mais de um ano, segundo o dirigente. Diante da ascensão do clube à elite do futebol mineiro, a contratação de Loco foi comemorada pela torcida e pelo próprio Athletic, com o propósito de se destacar entre os grandes do Estado como uma força do interior, apresentando nome de peso para a disputa do Campeonato Mineiro.

Coletiva de apresentação de Loco Abreu. Foto: Thaís Marques/Mais Vertentes

No dia 11 de fevereiro, Loco Abreu foi oficialmente apresentado à torcida e à imprensa, tanto local quanto a de todo o país. Sebastián foi recebido com uma grande festa e durante sua coletiva, o jogador enfatizou que, além do grande marketing que a sua vinda estava proporcionando, o jogador também colaboraria com a sua vasta experiência no futebol ao estar chegando no 30º clube na carreira, um recorde pessoal.

Durante a sua apresentação, promessas de uma grande campanha pelo Campeonato Mineiro dentro das quatro linhas foram feitas, e a empolgação do centroavante em vestir a camisa do Athletic foi exaltada tanto pela torcida quanto pela imprensa que cobriu a sua apresentação.

“É isso que procuro sempre, ir a um lugar onde acreditam no atleta. Porque eu acredito em mim. Se o clube acredita do mesmo jeito que eu acredito, e não subestimam o futebol, aí vou feliz e com muita paixão”, afirmou Loco Abreu durante a coletiva.

A estreia do camisa 13 dentro de campo foi diante do América no Estádio Radialista Mário Helênio em Juiz de Fora, no dia 03 de março, pela segunda rodada da primeira fase do Mineiro. O Esquadrão foi derrotado pelo time da capital e Loco Abreu não marcou, porém permaneceu em campo até os 20 minutos da segunda etapa. Neste momento, o clube já estava sendo pauta para os programas esportivos nacionais e internacionais através das entrevistas de Loco, algo exaltado tanto pela torcida quanto pelo próprio Athletic, que pode assistir um time de São João del-Rei ser destaque entre as manchetes.

Jogando pela primeira vez no Estádio Joaquim Portugual, em São João del-Rei, no dia 07 de março, o camisa 13 também não converteu as chances, porém o Esquadrão saiu vitorioso da partida contra o Boa Esporte.

Diante o Cruzeiro, no dia 14 de março, Loco Abreu no início da partida já demonstrou a fome de gol ao acertar a trave nos minutos iniciais da partida, porém o Esquadrão foi derrotado pela equipe celeste pelo placar de 1x0, após cobrança de pênalti de Marcelo Moreno, outro grande jogador latino americano com uma vasta carreira no futebol atuando em um clube mineiro.

Nesta partida, Loco Abreu teceu críticas construtivas ao time Athletic, dizendo que “faltou fazer o simples” em uma entrevista após o final da partida. Pela experiência, Loco pontuou que os detalhes em jogos contra “times de expressão” podem determinar o resultado nas partidas. 

Loco Abreu após a partida contra o Cruzeiro no Mineirão.
Foto: reprodução/Globo Minas

“Contra times grandes, os detalhes fazem diferença. Contra o América, bola parada. Contra o Cruzeiro, o pênalti. A turma que está no Athletic, é uma experiência boa para aprender. Jogo contra time grande tem que ser outro. Mas a experiência vai dar a possibilidade", afirmou Loco Abreu.

Paralisação do Campeonato Mineiro em razão da Onda Roxa

No dia 14 de março, o governo de Minas anunciou a suspensão do Campeonato Mineiro em razão da Onda Roxa no Estado. A assessoria de comunicação do Athletic Club informou, na ocasião, que o clube estava aguardando um comunicado oficial vindo da FMF para passar mais detalhes à imprensa. 

Em suas redes sociais, o Athletic informou que as preparações para o jogo de sábado (20), contra a equipe do Pouso Alegre no Estádio Joaquim Portugal, válido pela 5ª rodada, estavam sendo feitas e o clube pediu para que os torcedores se cuidem neste momento da pandemia.

Antes da partida, veio à tona o resultado positivo para a Covid-19 do meia Gabriel Galhardo. Questionada pelo Mais Vertentes, a assessoria do Athletic negou que o clube possuía outros casos positivos além do jogador.

Diante do Pouso Alegre em casa, o Athletic venceu a partida por 2x1, com gols de Ingro e Alason Carioca, pela 5ª rodada do Mineiro. Após a partida, em apuração da Rádio Itatiaia, foi constatado que Loco Abreu estava se despedindo do Athletic, após quatro jogos disputados com a camisa do Esquadrão.

Em um grupo criado para a imprensa, quando questionada sobre a saída de Loco, no sábado (19), a assessoria respondeu que “provavelmente amanhã (domingo) iremos emitir um comunicado sobre.”

Despedida de Loco Abreu após quatro jogos disputados pelo Esquadrão

Nesse domingo (21), através de uma nota publicada em seu site oficial, o Athletic confirmou a saída de Loco Abreu. De acordo com o clube, “o principal motivo foi a pandemia, visto que a fronteira entre Brasil e Uruguai está para ser fechada pelo agravamento do cenário pandêmico. Também é importante levar em conta a possível paralisação do Campeonato Mineiro, além da janela de transferências uruguaia ser encerrada nos primeiros dias de abril.”

Loco Abreu e Fábio Mineiro, diretor de futebol do Athletic.
Foto: Thaís Marques/Mais Vertentes

Em um áudio veiculado pelas redes sociais, Fábio Mineiro prestou esclarecimentos sobre a saída do uruguaio. “O contrato do Loco com o Athletic era até dia 04 de abril, porque dia 05 de abril é o último dia da janela do Uruguai, que ele vai encerrar a carreira em um time lá, o Athletic é o 30º e lá vai ser o 31º. Depois ele vai ser treinador, ele vai encerrar a carreira. Como o campeonato para segunda (22) e os aeroportos do Brasil e do Uruguai estão para fechar, ele ficou com medo de não conseguir viajar para lá e perder a transferência, aí nós achamos ele melhor já ir mesmo amanhã (segunda)”, afirma Fábio.

Segundo o diretor, caso o Uruguai adie a janela de transferência para o 05 de maio, Loco Abreu retornará ao Athletic, mas caso isso não ocorra, o clube se despede “de vez” do camisa 13. 

“Tudo o que ele combinou com nós foi cumprido, financeiramente tá tudo certinho, tudo pago entre as partes. Ele deu até lucro para a gente (Athletic), porque o que esse cara trouxe de imagem para nós não tem preço. Sem contar também que é um até logo, ele vai voltar em julho em São João com a família para poder passear e quem sabe também no futuro, ele de dirigente, de treinador. (Ele) gostou demais do Athletic, do povo e infelizmente a torcida não pode estar com ele dentro de campo, teve aquele dia (apresentação) lá fora (do Joaquim Portugal). Mas enfim, é um cara que a gente não sabe quando vai ter dentro de campo um cara com o nível dele. Pode não ter atendido com 44 anos, mas não é um menino mais. Mas o que ele trouxe de imagem para nós não tem preço”, explica o diretor.

A visibilidade alcançada pela vinda de Loco Abreu a um time do interior, de São João del-Rei, que após 50 anos retornou à elite do Campeonato Mineiro, é inquestionável. Além do espaço nos grandes noticiários esportivos nacionais e internacionais, empresas locais também aproveitaram a presença de um jogador com passagens pela Seleção Uruguaia na região para lançar campanhas de marketing.

Porém, diferente de como algumas grandes equipes trabalham, expondo logo no anúncio o tempo e valores de contrato, em nenhum momento foi citado na coletiva de apresentação de Loco Abreu seu tempo de permanência no Athletic. Foi prometido que, além do marketing pela visibilidade, o jogador contribuiria dentro de campo na campanha do Athletic no Campeonato, esta que está superando as expectativas tanto dos torcedores quanto do próprio clube.

O pouco tempo em que Loco Abreu esteve trabalhando com o elenco do Athletic certamente agregou experiências ao clube, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Como o próprio Athletic disse, a despedida pode não ser definitiva e sim um até logo. Mesmo com a intenção de encerrar a carreira dentro das quatro linhas para se tornar treinador, não é a primeira vez que Loco assume a posição de técnico, visto que já foi, ao mesmo tempo, jogador e comandante do Boston River do Uruguai, clube onde o uruguaio estava antes de chegar à São João del-Rei.

Cícero Júnior, técnico do Athletic Club. Foto: reprodução/redes sociais

Independente de Loco Abreu, o elenco comandado pelo técnico Cícero Júnior está fazendo uma ótima campanha no Campeonato Mineiro e, mesmo com as derrotas para América e Cruzeiro, dentro de campo, o Athletic tem demonstrado a imposição como uma força do interior, visto que, atualmente, está em terceiro lugar na tabela, com o aproveitamento de 60% no Campeonato Mineiro e praticamente garantindo a permanência na elite nas próximas temporadas.

Toda a repercussão e visibilidade que Loco Abreu trouxe ao Athletic deve sim ser celebrada, assim como o futebol dentro das quatro linhas, que é o que vai consagrar o clube nas manchetes dos noticiários esportivos como um verdadeiro vencedor, sendo campeão ou não. Importante valorizar o Loco, agora como um “torcedor Uruguaio do Athletic”, como o jogador disse em seu vídeo de “até logo” à torcida, também como é importante valorizar os jogadores que, defendendo a camisa dentro de campo, fazem a torcida soltar o grito de gol, que é o principal dentro do espetáculo que o futebol proporciona a todos e todas que o celebram.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h29 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 21°

23° Sensação
3 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias