Na noite dessa quinta-feira (25), fiscais da Vigilância Sanitária e da Fazenda, do setor de fiscalização de São João del-Rei, foram agredidos durante exercício da função nas proximidades do antigo Terminal Rodoviário, conhecido como "Rodoviária Velha", no centro de São João del-Rei. Os fiscais estavam em atuação em uma ação conjunta com a Guarda Municipal. A Polícia Militar, que não integrava a ação, foi acionada para conter a confusão e duas pessoas foram presas.
Estavam presentes na ação conjunta duas fiscais da Vigilância Sanitária, dois fiscais da Fazenda, sendo um homem e uma mulher e dois guardas municipais. Uma fonte disse ao Mais Vertentes que populares começaram a atacar verbalmente os fiscais durante o cumprimento das suas funções. Vale ressaltar que o estado de Minas, assim como o município, está na Onda Roxa e a ação dos fiscais são ordens vindas do Governo de Minas Gerais.
A Polícia Militar, que no momento não integrava a ação conjunta, foi acionada para conter a confusão, além de reforços da Guarda Municipal. Para conter a confusão, os Policiais utilizaram spray de pimenta e duas pessoas foram presas por desacatar funcionários públicos em exercício da função.
Confira o vídeo da ação:
Infelizmente, não é a primeira vez que os fiscais sanitários e da Fazenda são atacados por cumprimento da fiscalização durante a pandemia do coronavírus. O setor de Fiscalização é constantemente desrespeitado e sofre ameaças por cumprir o seu dever.
Em solidariedade e apoio aos funcionários públicos, a Gerência Regional de Saúde já emitiu uma nota, em outubro de 2020, repudiando as diversas agressões sofridas pelos fiscais no desempenho de seu ofício.
O portal Mais Vertentes não conseguiu falar com a Secretaria da Fazenda de SJDR sobre o ocorrido e as ações que serão tomadas.
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 24°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 25°
Sol com algumas nuvens